Proprietários temem roubos de alfarroba

Alfarrobeiras na serra

Os proprietários dos pomares de alfarrobeiras estão preocupados com a possibilidade de poderem ser roubados daqui a dois meses, alegadamente por inação do Governo.

O perigo fica a dever-se à burocracia que pode levar ao roubo de centenas de milhares de euros em alfarrobas, no barrocal do Algarve, a partir de meados de Julho próximo., num ano em que se prevê uma abundante produção de alfarroba e que coincide com um preço muito alto. O receio dos assaltos deve-se ao fato de a comercialização não exigir documentação de titularidade de terras, nem de contratos de arrendamento.

alfarrobeira

A Direção Regional de Agricultura está a ser apontada como responsável. Segundo um dos produtores, por «absoluta incompetência. Aquilo que pode e dever ser controlado com as normas adequadas para se reduzir e evitar o roubo descarado não foi feito».

«Nós temos que cumprir prazos e todas as regras, mas o Estado perante nós falha redondamente por completa incúria.» queixam-se dizendo que será um Verão com as furgonetas do costume a roubar por todo o lado e a GNR a identificar um caso ou outro mas incapaz de resolver o problema de fundo.

XYZ WP Insert Code Snippets Powered By : XYZScripts.com