Rota turística pelo Alentejo criada pela «Três Culturas»

Manuela Villalba

A «Fundación Tres Culturas» está a celebrar o Dia da Europa com a criação de uma rota turística a ligar Espanha e Portugal pelo Alentejo.

A Fundación Tres Culturas está a celebrar o Dia da Europa com a criação de uma rota turística a ligar Espanha e Portugal pelo Alentejo.

A empresária espanhola Mar Villalba começou no dia 10 de Maio a percorrer, em carro elétrico, uma parte do Alentejo e a visitar uma seleção de empresárias portuguesas até ao próximo dia 14 de maio de 2021. Para a Fundação a seleção de empresárias «é uma amostra do enorme potencial que tem a região do Alentejo, que juntamente com as regiões do Algarve e da Andaluzia estão presentes no projeto INTREPIDA plus, através de todas as empresas já aderentes a esta iniciativa de cooperação transfronteiriça».

O projeto INTREPIDA plus é uma segunda fase da iniciativa de 2017 e visa promover uma maior internacionalização das empresas geridas por mulheres, situadas na Eurorregião (Alentejo, Algarve, Andaluzia). O projeto desenvolve diferentes ações que incrementam a visibilidade das empresas geridas por mulheres, através de um guia digital para empresárias, visitas a empresas, fóruns de trabalho, B2B e diversos encontros que aproximam empresárias e cidadãos, por meio de encontros INTREPIDA, promovendo assim um consumo consciente e responsável.

A Fundação referencia os 71 anos desde que, em 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, anunciou o projeto de integração da União Europeia, Referencia que a Três Culturas do Mediterrâneo se juntou a este «importante projeto de união e paz na Europa, através de uma cooperação mais estreita entre países vizinhos como Espanha e Portugal».

No âmbito do projeto INTREPIDA plus, do qual a Fundação é coordenadora, juntamente com os restantes sócios desta parceria, e com o apoio do programa Interreg POCTEP Espanha-Portugal, «arranca uma atividade que conjuga empreendedorismo e turismo intitulada de Conexão INTREPIDA».

Mar Villalba é responsável pela Associação Mi Ruta Responsable, saíu de Sevilha, na Andaluzia, para uma viagem que lhe permitirá descubrir vilas e cidades do Alentejo como Pedro do Corral, Redondo, Campo Maior, Arraiolos, Elvas, Cabeço de Vide, Marvão e Évora. as quais considera fascinantes.

O objetivo deste itinerário «servirá de base à construção de uma rota turística pelo Alentejo onde integrará aspetos relacionados com a cultura e património histórico, além de visitar uma seleção de empresárias que oferecem produtos e serviços com o denominador comum de qualidade, inovação, tradição e empreendedorismo feminino».

Este itinerário surgiu graças aos espaços de networking do I fórum empresarial INTREPIDA plus, realizado em Sevilha, durante o mês de outubro de 2020. Neste encontro, uma seleção de até 80 empresárias de Espanha e Portugal tiveram a oportunidade de se encontrar durante dois dias para trabalhar em possíveis acordos, aprender mutuamente e encontrar inspiração para a sua carreira profissional e pessoal.

Mar Villalba, que já publicou um roteiro turístico em carro elétrico de Cortegana, naAndaluzia, até Alejezur no Algarve, dirige-se agora ao Alentejo com uma forma de se deslocar «mais respeitosa para com o meio ambiente».

Segundo revela o projeto INTREPIDA estão à sua espera as empresárias portuguesas: Manuela Marques, da Olaria Bulhão, cerâmica; Eduarda Tavares, da Courela de Zambujeiro, vinho do Porto e azeite; Maria do Céu, da Na Sombra do Alentejo, turismo sustentável e Alpendre, restauração; Isabel Diogo, da Sempre Noiva, tapetes de Arraiolos; Joana García, da Queijaria Monte da Vinha, queijos; Ana Isabel Pereira, da Horta do Muro, alojamento turístico;, Paula Carvalho; da Discover Alentejo, turismo e cultura; Ana Paula Leitão, da Água Mole, cosmética natural; Catarina Machado, da Mercearia de Marvão, gastronomia;Teresa Rita Mila Barrocas, de Moinho de Pisões, alimentação; Ana Rita Guerreiro, de Alentejo Natural,alimentação; Isabel de Mello da Quinta, da Espada, alojamento turístico; e Delfina Marques, da Capote’s Emotion,moda.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-47.png Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Manuela-Marques-de-Olaria-Bulhao-1-1200x900.jpg Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-46.png
Maria do Céu e Isabel, na Sombra do AlentejoManuela Marques, Oliaria do BulhãoEduarda Tavares, Courela do Zambujeiro

Destacam o trabalho dos sócios do projeto no Alentejo: NERE (Núcleo Empresarial da Região de Évora) e NERPOR-EA e Núcleo Empresarial da Região de Portalegre. Além desses sócios a Fundación Tres Culturas conta com a Diputación de Huelva, a Mancomunidad Condado de Huelva e o Município de Faro no Algarve. O projeto INTREPIDA plus conta com financiamento europeu do programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP).

O itinerário através das redes sociais da @mirutaes @miruta.es e da Fundación Tres Culturas @funtresculturas @FunTresCulturas @TresCulturas.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×