Saramugo
Saramugio
foz-destaques Guadiana

Saramugo deu a ganhar 25.000 euros no Joker da RTP1

O conhecimento ou intuição de que o saramugo é uma espécie endógena do rio Guadiana, permitiu a uma concorrente do Jocker da RTP1, estacional no penúltimo patamar do concurso e levar para cada o segundo prémio.

O conhecimento ou intuição de que o saramugo é uma espécie endógena do rio Guadiana, permitiu a uma concorrente do Jocker da RTP1, estacionar no penúltimo patamar do concurso e levar para cada o segundo prémio.

Aqui, em Guadiana Digital, desde há muito que vimos a dar conhecimento desta espécie que já se encontra em regiome de protecção, em especiala pelo projeto VALAGUA, do qual a Odiana, uma associação de direito privado dos concelhos de Castro Marim, Alcoutim e Vila Real de Santo António é parceira.

O projeto VALAGUA – Projeto de Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Está sob a chefia da ADPM, Mértola e visa contribuir para a proteção e a gestão sustentável dos espaços naturais do Baixo Guadiana e, em particular, dos sistemas ribeirinhos característicos deste território, incidindo, sobretudo, no desenvolvimento e na partilha de instrumentos de gestão integrada da água e da biodiversidade, na valorização ecoturística dos recursos naturais e no envolvimento dos atores sociais, políticos e técnicos com intervenção na temática.

A Odiana participa neste projecto com várias acções, entre as quais o Estudo de Restauro Ecológico e Valorização do Habitat do Saramugo nos Açudes de Várzeas, Galaxes e Bentos (Alcoutim); Restauro Ecológico Funcional e Acessos à Zona da Barquinha (VRSA); e Marcação Percurso Pedestre na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA.

Salvaguarda do Saramugo (sapo.pt)

VALAGUA em Castro Marim (sapo.pt)

FOZ - Guadiana Digital

FOZ - Guadiana Digital

%d bloggers like this:
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield