Destaque Pandemia-2020 Território

Trabalhadores romenos seguiram de Castro Marim para Castelo Branco

Os 15 trabalhadores romenos acolhidos pela Câmara Municipal de Castro Marim, seguiram para Castelo Branco, onde serão recebidos pela Embaixada da Roménia, anunciou o município.

Estes trabalhadores tinham sido impedidos de entrar em Espanha por não terem uma situação contratual definida. Teriam chegado ao Aeroporto de Lisboa no sábado e, depois de ter sido impedido de passar a fronteira, em Caia e na Ponte Internacional do Guadiana, rumaram a pé para Castro Marim.

As autoridades de saúde realizaram testes de despiste da COVID-19, os quais revelaram negativo e a autarquia acolheu-os, então, no Pavilhão Municipal, onde proporcionou condições de dormida, alimentação e higiene.

A câmara municipal de Castro Marim ainda tentou resolver a situação com Espanha, uma vez que era ali o local onde estas pessoas se dirigiam para trabalhar. Porém, o acordo de fronteira apenas permite a circulação de mercadorias e trabalhadores transfronteiriços. Depois de contactados outros organismos estatais, a autarquia acabou por receber resposta positiva por parte da Embaixada da Roménia, que irá acolher o grupo em Castelo Branco.

O grupo de trabalhadores agrícolas era constituído por sete mulheres e oito homens que chegaram no domingo anterior ao aeroporto da Portela, provenientes de Bucareste. Na segunda-feira, dirigiam-se, em três táxis, à fronteira do Caia. Segundo a RTP, os condutores tinham instruções precisas.

As autoridades espanholas não os deixaram passar, apesar de estarem na posse de contratos de trabalho e terem “uma autorização por parte do cônsul”, segundo afirmou Francisco Amaral, que também lembrou que a situação «transcende as competências da câmara».

Segundo o jornal POSTAL os migrantes pernoitaram em Elvas de segunda para terça-feira e, no dia seguinte, em táxis, foram em direção à fronteira do Guadiana, mas também aí foram barrados.

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub.

Breves – País

Vagas no IkEA

A marca de origens suecas procura colaboradores a tempo inteiro e em part-time para diferentes áreas de negócio, como Vendas, Restauração e Logística. Estas oportunidades, dizem os promotores, irão proporcionar aos colaboradores uma experiência valiosa dentro da IKEA, com foco no seu desenvolvimento profissional. A IKEA tem uma cultura única, baseada na valorização das capacidades e circunstâncias de cada […]

0 comments

Recolha de dados da iris suspensa

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ordenou a suspensão, no território nacional, da recolha de dados biométricos da íris, dos olhos e do rosto realizada pela Worldcoin Foundation. A CNPD quer salvaguardar o direito fundamental à proteção de dados pessoais, em especial dos menores, segundo anunciou, tendo ordenado à empresa responsável pelo tratamento […]

0 comments

Passos Contados – Passeios Pedestres

Passeios pedestres de interpretação da paisagem, 17ª Edição, Cacela 2024, anuncia o CIIP, notando que estão de volta os Passos Contados, passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António. Nesta 17ª edição, seis passeios temáticos distribuídos entre Abril e Outubro, propõem novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens […]

0 comments

Breves – Exterior

Isenções em pequenas explorações agrícolas na UE

A Comissão Europeia, em véspera das eleições para o Parlamento Europeu, está a tentar tomar medidas para aliviar a carga burocrática dos agricultores, especialmente em face de condições climáticas imprevisíveis. Desta forma, propõe, para as pequenas explorações agrícolas com menos de dez hectares, o ser isentas dos controles e sanções ligados aos requisitos de condicionalidade […]

0 comments
Várias moedas Bitcoin, criptomoeda digital.

O Reino Unido pondera o uso de uma moeda digital

A era digital tem trazido inúmeras inovações para o setor financeiro, e uma das mais discutidas atualmente é a potencial implementação de uma moeda digital pelo Banco da Inglaterra. Esta iniciativa poderia transformar a economia do Reino Unido, oferecendo uma alternativa moderna à moeda tradicional.

0 comments

Ovnis são objetos comuns mal identificados

Um novo relatório do Pentágono, E.U.A. sobre fenómenos aéreos anómalos ou não identificados, UAP, na sigla em inglês, com base em investigações realizadas pelo Governo dos Estados Unidos desde o fim da segunda Guerra Mundial não encontraram provas de tecnologia extraterrestre. O relatório conclui também que a maioria dos casos de avistamento de UAP eram, […]

0 comments
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com