novo coronavirus
Cultura Pandemia-2021

Um aviso do Covid-19 aos humanos

Este troço de texto, traduzido de um ensaio publicado no Magazine de Antropologia, Sapiens e que pode ler aqui, em inglês, é um ensaio sobre uma hipotética mensagem filosófica enviada pela GAIA (uma teoria sobre a existência do planeta Terra como ser Universal biológico).

Contribui para uma melhor compreensão do vírus com que estamos a lidar. Diz o Covid-19:

«Como “pequenino é engraçado”, não temos os constrangimentos de organismos complexos como você; podemos mudar constantemente. Perguntamo-nos se fazemos a ponte entre os vivos e os não vivos, os inorgânicos e os orgânicos, as categorias pelas quais dividimos injustamente Gaia. Através de mim, Gaia está a enviar-lhe uma mensagem poderosa para consertar os seus caminhos, mas duvido que o faça, porque é um animal mobilizado: primeiro age, depois procura o significado das suas ações.

Ao longo do tempo aprendeu que o poder é extremamente dinâmico; é como a água de que somos feitos e que cobre 71% da superfície da Terra. Sabe bem que, como líquido, pode fluir, e como gás, pode girar. Mas a água, como a energia, também pode ser congelada.

Etiquetas