Um peixe a ser salvo que só existe no rio Guadiana

dimensão do saramugo

Há um peixe endógeno do Rio Guadiana, de nome saramugo que, desde 2015 é alvo de atenções científicas e cujo programa de reprodução local ´se desenvolve na sede do Parque Natural do Vale do Guadiana.

À semelhança do que aconteceu o ano passado, o projeto conseguiu ter êxito também agora, na reprodução de larvas de saramugo (Anaecypris hispanica).

Durante o mês passado, Maio, foram detectados nos tanques de reprodução, larvas correspondentes a três das cinco subpopulações que são mantidas «no âmbito deste programa cujo principal objetivo se centra na manutenção das reservas genéticas destas sub-populações, assim como na sua reprodução».

tanques de Saramugo

Desde 2006, que estas populações são mantidas em tanques separados, que reproduzem o melhor possível o habitat natural da espécie e esta nova descendência servirá agora para reforçar as populações existentes em meio natural.

A introdução acontecerá quando as ribeiras estabilizarem e mantiverem condições ambientais propícias, após a retoma do caudal, que tanto pode ocorrer no outono, no inverno ou apenas na próxima primavera.

Recorde-se que o projeto LIFE Saramugo teve a primeira reunião a 9 de Julho de 2015 da CATC, onde foi apresentado o progresso das ações do projeto e onde foram propostas medidas alternativas ou complementares para levar a cabo os trabalhos propostos na candidatura, para a conservação do pequeno saramugo.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×