Algarve foz-destaques

Veleiro socorrido na barra da Armona

20220731 02 veleiro armona amn
20220731 02 veleiro armona amn
A Autoridade Marítima Nacional revelou hoje ter auxiliado tripulantes de um veleiro à entrada da barra da Armona em Olhão.

De acordo com a nota, os elementos da Estação Salva-vidas de Olhão e do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão auxiliaram na tarde de ontem, 30 de julho, quatro tripulantes de um veleiro, de bandeira sueca, que encalhou à entrada da barra da Armona, no concelho Olhão.

O alerta recebido foi recebido cerca das 18:20 horas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que se encontrava um veleiro encalhado à entrada da barra da Armona,.

Foram ativados para o local elementos da Estação Salva-vidas de Olhão e do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão e, à chegada junto do veleiro, constataram que os tripulantes se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tendo os elementos da Estação Salva-vidas procedido ao resgate de três dos tripulantes para o porto de Olhão.

Face às condições da maré, não foi possível retirar o veleiro do local, tendo o proprietário ficado a bordo, onde durante a madrugada procederam ao desencalhe do veleiro, pelos próprios meios, tendo fundeado na ria Formosa.

O proprietário foi notificado, e só poderá largar após ser alvo de uma vistoria, a fim de assegurar as condições de navegabilidade. O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência.

FOZ - Guadiana Digital