Algarve foz-destaques

Centro de Meios Aéreos de Cachopo é transfronteiriço

ana abrunhosa cachopo
A ministra Ana Abrunhosa visitou e percorreu as obras com trabalhos em curso no Centro de Meios Aéreos de Cachopo, na avaliação que está a realizar a obras financiadas com fundos europeus e disse aos jornalistas que o investimento naquele centro, orçado em 2,3 milhões de euros, representa uma excelente aplicação de fundos comunitários.

Trata-se de um projeto financiado com fundos europeus relacionados com a cooperação transfronteiriça, e o trabalho conjunto entre o Algarve e a província espanhola de Huelva. Prevê-se que as obras visitadas do Centro de Meios Aéreos de Cachopo, no concelho de Tavira, devam estar concluídas até setembro e contribuam para a cooperação transfronteiriça, na Proteção Civil com Espanha.

O edifício que vai servir para a Proteção Civil, de forma que uma equipa acompanhe dali o combate a incêndios. Há um espaço para uma pista para meios a aterragem de helicópteros e partilha de boas práticas e formação.

A ministra esclareceu que, na área da proteção civil, a cooperação com Espanha está muito avançada e Portugal, que partilha uma fronteira com Espanha, está ciente que o fogo não conhece fronteiras e, por vezes, o corredor de fogos vem da zona de Huelva para este território.

O centro de meios aéreos permitirá dar uma resposta mais rápida em caso de incêndio florestal, numa zona de serra, a 40 quilómetros do litoral e da sede de concelho. Ana Abrunhosa está esperançada que o Centro de Meios Aéreos de Cachopo possa, no futuro, passar a ser uma infraestrutura definitiva, em vez de estar só operacional durante o período de maior risco de incêndios.

A presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, relevou que o centro tem como objetivo, em primeiro lugar, dar condições a bombeiros, pilotos e elementos da GNR que participam no dispositivo de combate a incêndios, entre 15 de maio e 15 de outubro, garantindo todos os meios para haver uma resposta imediata. Manifestou o desejo de que o helicóptero ficasse em permanência para aumentar em muito a resposta, uma vez que um carro de bombeiros para chegar demora uma hora e meia a duas horas e um helicóptero implica uma resposta imediata.

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×