Emissões zero previstas para 2050

A Agência Internacional de Energia (AIE) considera que o mundo pode alcançar o objetivo de “emissões zero” no setor da energia em 2050, triplicando para 2030, a capacidade de produção das energias renováveis.

A AIE publicou hoje a atualização da estratégia de 2021 no sentido de alcançar os objetivos em meados do século e limitar o aumento global das temperaturas a 1,5 graus. Para o organismo, apesar da “falta de ambição política e da cooperação” é possível que “os avanços dos últimos anos” possam ajudar a alcançar as metas inicialmente propostas.

Deste modo, a AIE concentra-se em estratégias que visam triplicar em 2030 a capacidade de produção mundial de energias renováveis; duplicar o ritmo anual do aumento das melhorias de eficiência energética, incrementar a venda de veículos elétricos e promover as medidas com vista ao corte das emissões de gás metano (do setor energético) em 75%.

Estas estratégias têm como base tecnologias que já existem e que “já demonstraram rentabilidade” face aos cortes de emissões e que podem garantir a redução de mais de 80% de reduções necessárias até ao final da década, indica a AIE.

Os investimentos globais devem multiplicar-se no início da próxima década para que se mantenha o ritmo da redução de emissões.

Visto em Greensavers

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×