Destaque Portugal

Governo duplica valor dos resíduos sólidos

Resíduos sólidos
Com a publicação do diploma que “Altera o regime geral da gestão de resíduos” o Governo aumenta o valor da taxa de gestão de resíduos (TGR), duplicando o seu valor de 11 para 22 euros, a partir de 1 de janeiro de 2021.

Com a publicação do diploma que “Altera o regime geral da gestão de resíduos” o Governo aumenta o valor da taxa de gestão de resíduos (TGR), duplicando o seu valor de 11 para 22 euros, a partir de 1 de janeiro de 2021.

É assim que este valor quadruplica nos últimos cinco anos, poi o valor da TGR já tinha duplicado entre 2015 e 2020, quando passou de 5,5 euros por tonelada para os atuais 11 euros.

O PCP acaba de requerer a apreciação parlamentar da decisão por entender que causa impactos profundamente negativos sobre as autarquias e por sua vez sobre as populações e terá repercussões na faturação, penalizando as populações.

Aquele partido afirma que a intenção do Governo é ir ainda mais longe. O regime geral de resíduos que está em discussão pública, apresenta como objetivo o aumento da TGR em 2021 para 22 euros por tonelada, em 2022 para 25 euros, em 2023 para 28 euros, para 2024 para 34 euros e para 2025 para 40 euros. Entre 2020 e 2025, o Governo pretende aplicar um aumento de 263,6% no valor da TGR, alerta.

Explicando melhor a sua intenção de chamar o diploma à Assembleia da República, o PCP afirma que O produto resultante da cobrança da taxa de gestão de resíduos, na sua esmagadora maioria, constitui receita da Agência Portuguesa do Ambiente, desconhecendo-se a sua aplicação. A receita proveniente da TGR não tem sido utilizada para qualquer investimento em soluções que assegurem maior qualidade e racionalidade na gestão de resíduos. Na prática, a TGR tem sido uma fonte de financiamento de serviços da Administração Central.

Diz ainda o PCP que , sobre todo este processo, há uma enorme contestação dos Municípios em relação ao brutal aumento da TGR, denunciando que não foram auscultados.

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×