Algarve foz-destaques

Um ano de atividade do Crematório de Albufeira

Crematório de Albufeira
O primeiro crematório do Algarve, em Albufeira, acaba de cumprir um ano de existênia, tendo realizado durante esse período mais de um milhar de cremações.

Situa-se junto ao cemitério de Vale Pedras, está adjudicado à Cremal – Cremações do Algarve, Lda. por 30 anos, tendo significado para esta empresa um investimento a rondar os 600.000 euros, e a pagar mensalmente ao município de Albufeira uma contrapartida monetária, resultante da ocupação do espaço e do número de cremações efetuadas.

As cremações, extravasaram a «área gográfica natural», Algarve e Baixo Alentejo, tendo recebido diversas agências funerárias do norte e centro de Portugal que vieram fazer cremações a Albufeira, no pico da pandemia.

O equipamento tem fornos de última geração, considerados os mais ecológicos do país, «não emitindo odores e de baixas emissões de gazes». Chegou mesmo a proceder a 12 cremações dia no pico da pandemia, sem necessidade de alargar horário de trabalho, «algo que naturalmente contribuiu para repor uma normalidade sanitária, fortemente abalada pelas razões por todos conhecidas», disse uma fonte da empresa ao PlanetAlgarve.

A empresa presta serviços também no columbário, local onde se coloca o pote com as cinzas da cremação, sítio individual, cendrário, espaço coletivo onde se depositam as cinzas, serviço de frio para armazenar cadáveres, sala de despedida, salas de velório, mesmo que não seja para cremação, e ainda um conjunto de equipamentos ligeiros, que facilita em termos operacionais o trabalho das agências funerárias.

O crematório ocupa 399 m2 de área bruta, num só piso, com uma área total de cerca de 350 m2 e é fonte de emprego para diversas pessoas. O edifício comporta diversas áreas, nomeadamente, uma Capela Ecuménica e uma Sala de Despedida. Dos espaços exteriores há a salientar o Jardim da Memória e um jardim vertical com trepadeiras de floração azul e um Jacarandá. Um outro espaço exterior é o Jardim do Cendrário, lugar de excelência das cinzas que não forem solicitadas e que, para além do Prado de Sequeiro onde pontua uma Oliveira (símbolo da paz e da purificação) e um Loureiro (símbolo do triunfo da vida e da sabedoria).

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×