Faro afastada de Capital Europeia da Cultura 2027 vai aproveitar o processo

Faro

As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2017.

Preteridas foram as cidades de Faro, Coimbra, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real. 

Rogério Bacalhau, presidente da câmara municipal do concelho, citado numa nota do município, disse que, mesmo não integrando as cidades finalistas à Capital Europeia da Cultura 2027, a autarquia aproveitará o que teve de positivo o processo de candidatura, qualificando como «essencial para olharmos para o concelho e para região de uma forma muito participada. Sabemos que construímos uma candidatura pertinente e de qualidade».

Contudo o autarca aceitou o desfecho não desejado pelo Município de Faro e pelas entidades coprodutoras da candidatura, o processo envolveu a participação direta de mais de 3.000 pessoas de toda a região, entre artistas, crianças, jovens, empresários, autarcas, desempregados, reformados, especialistas, catedráticos, residentes estrangeiros e turistas. 

As ideias recolhidas no dossier de candidatura recolhem temáticas como a água, a multiculturalidade, as alterações climáticas e a massificação turística, tendo sido apresentadas propostas para o estabelecimento de melhores ligações com a Europa no âmbito da cultura e sustentabilidade. «Não podemos ignorar todo o trabalho desenvolvido, a energia gerada, ou as questões apontadas pelas pessoas que participaram no processo», disse Rogério Bacalhau. E nomeu a reabilitação da Fábrica da Cerveja, o Quilómetro Cultural ou a Embaixada Gastronómica, processos já em curso. 

As quatro cidades finalistas foram escolhidas entre 12 que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de escolha da Capital Europeia da Cultura em 2027. 

As candidaturas foram avaliadas por um júri que integrou representantes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do Ministério da Cultura de Portugal. Três cidades portuguesas receberam já o título de Capital Europeia da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012. 

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×