Programa Bem Comum para a juventude em Castro Marim

Juventude

O Município de Castro Marim arrancou esta semana com o programa 𝐁𝐄𝐌 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐌, um projeto que tem a missão de envolver e capacitar os mais jovens para intervir ativamente na democracia e nas decisões coletivas.

É desenvolvido em parceria com a Coolpolitics, associação sem fins lucrativos e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Decorre ao mesmo tempo nos municípios de Pombal, Braga e Coimbra, tendo sido Guimarães o concelho onde se desenvolveu o projeto piloto, em 2020/21.

O principal objetivo é «capacitar os jovens para atuarem em prol do bem comum na sua comunidade, de forma informada e sensível aos desafios de um desenvolvimento sustentável e visa tornar o trabalho dos municípios mais permeável ao contributo dos jovens.

Castro Marim

Divide-se em três fases. Por agora, foi iniciada a formação com a equipa de facilitadores para se organizem e e colaborarem em todo o desenvolvimento. Estas fase são:
Matriz do Bem Comum onde se apontam quais os valores e temas que preocupam os jovens e que estes consideram realmente importantes; as ideias que têm para promover o bem no seu município. Neste âmbito está prevista a realização de oficinas em torno do que consideram qualidade de vida, refletindo criticamente e aprofundando conhecimento sobre a realidade local. Vão ser registadas e submetidas ideias na plataforma democraciadobemcomum.pt. São eleitas três ideias que se considerem potenciar a construção do bem comum da sua comunidade.

Os jovens integram grupos de trabalho, ao lado de técnicos do município e, com o apoio de outros especialistas nas áreas em questão, vão transformar as ideias mais votadas em projetos estruturados e relevantes às especificidades locais. Enquanto isso, trabalham competências para a participação democrática, de comunicação, cooperação e organização;

O Lugar Comum é o momento em que os jovens apresentam formalmente ao seu município, o resultado do trabalho coletivo e democrático que desenvolveram, em prol do bem comum, e que culmina na concretização do projeto escolhido pelos jovens, com o apoio e financiamento do Município.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×