CCDR Algarve lembrou passado de Silves

silves

No feriado municipal de Silves a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve enviou felicitações aos cidadãos da Cidade de Silves e os seus Autarcas, congratulando-se com a celebração.

Lembrou os testemunhos da presença humana recolhidos na região de Silves e ao longo do curso do Rio Arade, que «revelam a sua existência desde os tempos Pré-Históricos. Os monumentos megalíticos como os menires do Monte Roma, em Silves, e os menires da Vilarinha, manifestam atividade daquelas comunidades agrícolas do período Neolítico da Região».

Assinalou que «Dois quilómetros a poente do atual núcleo urbano, existiram as ruínas de uma importante feitoria fenícia do 1º milénio a.C. Aquele povoado terá sido muito provavelmente a chamada Cilpes, que manteve relações comerciais com povos de remotas regiões do Mediterrâneo oriental»

«Após a presença romana, a ocupação muçulmana preponderou entre os séculos VIII a XIII, e marcou profundamente a história e o urbanismo da cidade. Amantes das artes e das ciências, permitiram o desenvolvimento deste importante pólo cultural e político do al-Gharb al-Andaluz, nos séculos IX a XII. Ficou na memória dos seus habitantes, a Medina Xelb conhecida, como a cidade de filósofos e poetas, Ibn Caci, Ibn Ammar ou o rei Al-Mutamide», assinala o texto do organismo regional.

Lembrando a História, «A primeira conquista cristã acontece em 1189. As tropas portuguesas governadas por D. Sancho I foram assistidas por um contingente de Cruzados em trânsito para a Terra Santa, que aportara acidentalmente em Lisboa. A efémera sujeição durou apenas dois anos, Al-Mansur dota a cidade com fortes muros e infra-estruturas de aprovisionamento de água. A derradeira conquista cristã acontece em meados do séc. XIII. D. Afonso III, apressa-se a nomear um bispo para esta sede episcopal, e logo a cidade se tornou capital de todo o Algarve».

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×