Algarve afirma-se como «Destino com Futuro»

tempo de cuidar o algarve

Uma campanha que pretende sensibilizar os profissionais do setor para a adoção de ações simples mas que possam contribuir para uma região ainda mais sustentável, designada como “Destino com Futuro – Algarve, é tempo de cuidar”, decorre até ao dia de amanhã, 23 de dezembro e pretende fazer face aos desafios colocados pelas alterações climáticas.

Uma campanha que pretende sensibilizar os profissionais do setor para a adoção de ações simples mas que possam contribuir para uma região ainda mais sustentável, designada como “Destino com Futuro – Algarve, é tempo de cuidar”, decorre até ao dia de amanhã, 23 de dezembro e pretende fazer face aos desafios colocados pelas alterações climáticas.

A campanha pretende ligar a consciência ambiental à consciência empresarial e sugere aos profissionais do turismo a adoção de medidas que fazem a diferença na redução da pegada carbónica e na diminuição dos consumos energéticos.

São exemplos o substituir a iluminação convencional por lâmpadas LED, optar por espécies endógenas nos jardins, criar menus sazonais e com produtos locais, investir em tecnologia que permita poupar água, plantar relva adequada ao clima da região ou fazer a separação dos resíduos produzidos entre os quase 50 conselhos práticos para quem trabalha na área do alojamento, do golfe, da restauração e da animação turística.

A campanha assenta num site com dicas eco-friendly, na produção de spots vídeo relativos a alojamento, restauração, golfe e animação para as redes sociais e em inserções na imprensa especializada do setor.

Esta é a segunda campanha desenvolvida pelo Turismo do Algarve integrada no projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change, na sequência da primeira, lançada este verão, com o «A Natureza não tira férias», focada na sensibilização dos turistas. Desta vez, os destinatários são os profissionais do setor turístico algarvio.

O presidente da Região de Turismo do Algarve está seguro que a procura é cada vez mais marcada pela exigência de turistas com consciência ambiental, que só irão comprar produtos ou serviços de empresas responsáveis.

O financiamento é da EEA Grants, através do Programa Ambiente e o projeto tem como principal objetivo melhorar a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve face às alterações climáticas, criando as bases de apoio necessárias à implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIACC-AMAL). Tem uma forte componente de comunicação associada para consciencializar população, empresas e turistas e para motivar à ação, tanto a título individual como coletivo.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×