Algarve foz-destaques

Fernando Pessanha e o corsário de 1336

fernando pessanha separata do corsário
Ao cair a noite do dia 21 de outubro, pouco passava das 19:00, um público que lotou por completo o Velho Cavalinho Taberna Medieval, em Castro Marim assistiu ao lançamento do último trabalho do historiador vila-realense Fernando Pessanha.

Ao cair a noite do dia 21 de outubro, pouco passava das 19:00, um público que lotou por completo o Velho Cavalinho Taberna Medieval, em Castro Marim assistiu ao lançamento do último trabalho do historiador vila-realense Fernando Pessanha.

A apresentação “A expedição do corsário D. Gonçalo Camelo contra as costas de Huelva, em 1336», tratou este episódio da nossa História Militar Naval.

Perante uma casa cheia e manifestamente atenta, o historiador algarvio, recentemente doutorado pela Universidade de Huelva, dissertou sobre uma expedição militar naval silenciada pelas crónicas castelhanas e nunca antes sujeita a cuidada apreciação crítica pela historiografia portuguesa.

Segundo o historiador, também investigador da Academia de Marinha, esta expedição militar naval foi sendo, ao longo dos tempos, referida de forma ambígua e mesmo contraditória pelos historiadores nacionais, «pelo que se tornava pertinente analizar criticamente este episódio bélico ocorrido durante o reinado de D. Afonso IV, nomeadamente, durante a guerra luso-castelhana de 1336-1339».

Foi nesse contexto que Pessanha clarificou a identidade de D. Gonçalo Camelo, para posteriormente se concentrar na análise dos recursos materiais e humanos disponibilizados para esta expedição, da qual resultaram assaltos contra Lepe e Gibraleón.

No final, o historiador explicou ainda que os ataques castelhanos ao castelo de Castro Marim, entre 1337 e 1338, onde então se encontrava aquartelada a Ordem de Cristo, que constituíram uma clara represália movida pela expedição naval de D. Gonçalo Camelo e de outras acções militares ocorridas durante este conflito luso-castelhano. 

Foto: João Conceição.

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×