Algarve foz-destaques

A abrir Fevereiro Alta Mora fica em festa com a flor da amendoeira

amendoeira em flor
Alta Mora, no concelho de Castro Marim será um dos locais onde se celebra a beleza do manto róseo das amendoeiras, tão característico do interior do Algarve, com a realização do «Festival das Amendoeiras em Flor».

Com esta iniciativa, marcada para os dias 2, 3 e 4 de fevereiro, procuram os organizadores, a exemplo de outras localidades algarvias, reforçar e identidade do território, com o objetivo de combater a desertificação da serra algarvia.

São três dias com mercado de rua, tasquinhas, mostras de artesanato e um programa cheio de espetáculos e percursos pedestres.

Todas as manhãs, o evento promove três caminhadas de diferentes distâncias: 5, 8 e 11 quilómetros, sendo a de domingo, a maior de todas, na «Grande Rota das Amendoeiras em Flor», com 20 quilómetros.

Concertos de música popular e flamenco, onde participa os grupos, Grupo Recanto, os Magano, os Pé na Terra e Ana Barba animam o recinto.

Nas artes performativas, esperam-se momentos de dança, com o grupo de dança sevilhana Gracia Diaz, assim como espetáculos teatrais e exposições fotográficas dedicadas às amendoeiras em flor. Os mais novos não foram esquecidos. Vai haver pinturas faciais e jogos tradicionais a animais da quinta, passeios de burro e estátuas vivas.

O atrativo mais aguardado é o regresso da famosa tarte de amêndoa gigante, com 42 metros, a maior de sempre, novamente confeccionada em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

O sucesso da última edição, permite o regresso dos ateliers de pão, cestaria e oficinas de plantação de amendoeiras.

A entrada no festival custa três euros por adulto, dois para miúdos dos 11 aos 14 anos, e é gratuito para quem tem menos de 10 anos.

Os workshops são gratuitos, mas a participação nas caminhadas custa entre oito euros, com direito a pequeno-almoço) ou dezoito euros, com pequeno almoço e almoço, já com a entrada incluída. As inscrições podem ser feitas online.

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×