Algarve foz-destaques

A EPPO de Olhão e a libertação de pescado aquícola

Homem com rede a pescar no rio.
A Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) do IPMA, anunciou ter procedido, ao longo do ano de 2023, a várias ações de libertação ou doação de pescado produzido nas suas instalçaões, em regime de aquacultura.

7 de dezembro – Libertação de milhares de peixes na Ria Formosa

Realizou-se uma operação significativa de libertação de milhares de peixes ao largo da Armona e na Ria Formosa, tendo os peixes sido cuidadosamente transportados a bordo de uma embarcação de carga da empresa Tunipex.

A carga incluía diversas espécies, como dourada (Sparus aurata), corvina (Argyrosomus regius), e robalo (Dicentrarchus labrax), todos criados em cativeiro na EPPO.

Agosto de 2023 – Libertação de juvenis de peixes marinhos produzidos em aquacultura

No fim de agosto procedeu-se à libertação de uns milhares de juvenis de dourada (Sparus aurata), corvina (Argyrosomus regius) e robalo (Dicentrarchus labrax) duas milhas a SE do Cabo de Santa Maria na costa do Sotavento algarvio.

Esta libertação teve como objectivo contribuir para o aumento dos efectivos no recrutamento anual de espécies naturalmente existentes na nossa costa e, que devido ao seu elevado valor económico sofrem uma grande pressão piscatória, onde se acrescenta nos meses de veraneio a pesca amadora.

Para esta operação a EPPO contou com a preciosa colaboração da Tunipex para apoio na logistica do transporte dos peixes, das instalações da EPPO para o Porto de Olhão e daí até ao local da libertação.

O transporte de peixe vivo é uma operação delicada, de elevada exigência e rigor, em que a perfeita coordenação dos vários passos é essencial, pelo que a associação do conhecimento dos técnicos do IPMA com os meios disponibilizados pela Tunipex, a nível do equipamento pesado, nomeadamente camião e navio com grua, assim como o elevado grau de profissionalismo da tripulação, potenciam a taxa de sobrevivência dos peixes durante o transporte e no mar, permitindo assim melhor cumprir os objectivos de recrutamento de mais recursos marinhos.

Peixes libertados: 3203 douradas de 85g; 1800 robalos de 77g com cerca de 8 meses de idade e 1800 corvinas de 77g com aproximadamente 5 meses de idade.

Julho de 2023 – Libertação de corvinas


Também no passado mês de julho, a EPPO/IPMA libertou corvinas produzidas em aquacultura, excedentes que não foram usadas em ensaios de investigação. Esta libertação teve como objetivo repovoar e aumentar os stocks para a pesca local na costa Algarvia.

Nestas ações foram libertadas 3525 corvinas (Argyrosomus regius) de aproximadamente 8g no interior da Ria Formosa. Este tamanho de peixe garante um maior sucesso da sua sobrevivência na natureza.

1º Semestre de 2023 – Doação de pescado a instituições de solidariedade social

Nos últimos meses a Estação Piloto de Piscicultura em Olhão (EPPO/IPMA) doou cerca de 500 kg de peixe a várias instituições de solidariedade mais carenciadas do concelho de Olhão.

Entre as instituições contam-se a Cruz Vermelha Portuguesa de Olhão e a de Moncarapacho/Fuzeta, o Grupo de Bem Fazer Celeiro de Amor, a Santa Casa da Misericórdia de Olhão e de Moncarapacho, o Centro de Bem Estar Nossa Senhora de Fátima e a ACASO.

Desta forma foi possível a estas instituições proporcionar aos seus utentes menus que incluiram douradas e sargos de aquacultura, produzidos na EPPO.

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×