A Lua do Equinócio, lua das colheitas

lua de colheitas

Amanhã, sábado, dia 10 de Setembro, é noite de Lua Cheia. O momento desta fase da Lua é quando o nosso satélite natural se situa num ponto oposto ao sol em 189º, no céu noturno. Este momento ocorrerá às 09:59 GMT.

É a lua cheia que mais se aproxima do equinócio de setembro. No hemisfério Norte e na cultura anglo-saxónica é conhecida por Harvest Moon ou Lua da Colheitas. Este ano acontece em setembro, embora lua cheia de outubro, desde que mais perto do equinócio também receba essa designação.

A versão de 2022 da Lua das Colheitas chega excecionalmente cedo, tal como ocorreu em a 8 de setembro de 2014 e 7 de outubro, como em 1987, por exemplo

O que diferencia a lua cheia de sábado das outras é que os agricultores no auge da safra atual podem trabalhar até tarde da noite à luz da Lua. Nasce na hora em que o sol se põe, mas mais importante, nesta época do ano, em vez de subir sua média normal 50 minutos depois a cada dia, a lua parece nascer quase à mesma hora todas as noites.

Créditos a Joe Rao,  instrutor e palestrante convidado no Hayden Planetarium de Nova York em https://www.space.com/early-harvest-full-moon-sept-10-22