Baleia comum nada entre banhistas em La Antilla

Confundida com uma orca, uma baleia comum nadou esta manhã entre os banhistas conforme documenta um vídeo publicado pelam organização Pesca Huelva. Como vem sendo habitual, a insensibilidade ante um possível perigo, os banhistas correram para a beira da água, para registar o fenómeno no telemóvel. O animal, confundido com uma orca, afastou-se depois para o largo.

Orcas

Durante o Verão, o circuito dos barcos de recreio que entram e saem do Mediterrâneo e os passeios em veleiros pelas costas do Algarve e da Andaluzia, interferem no trajeto da normal migração dos atuns, dos quais a orca é um predador.

Com o aumento das interações entre orcas e veleiros na península Ibérica, onde se registam já mais de 400 episódios relatados, com alguns danos graves às embarcações e até naufrágios, no fim de junho, um vídeo gravado por turistas no Algarve, mostra os ocupantes de um veleiro utilizando explosivos para tentar afugentar os animais nas orcas. Há também relatos de quem já use pedras e pedaços de madeira com o mesmo objetivo.

Nas redes, já são encontradas mensagens incentivando ações mais violentas contra as orcas, que costumam passar por Portugal e Espanha na primavera e no verão, seguindo os fluxos migratórios do atum.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×