Em busca da Alcaria Moçarabe em Mesquita

Conferência acadêmica sobre arquitetura moçárabe em auditório.

Já foram apresentados os resultados da IACAM- Mesquita, na Faculdade de Filosofia e Letras, em Granada sobre minorias, identidade e materialidade dos Moçárabes.

Já foram apresentados os resultados da IACAM- Mesquita, na Faculdade de Filosofia e Letras, em Granada sobre minorias, identidade e materialidade dos Moçárabes.

No Sul de AL-ANDALUS celebrou-se ontem em Granada a aul Garcia Lorca, atividade coordenada por Luca Mattei, no quadro do projeto «I+D Proyecto “DICRAN” Dimmies cristianos en el sur de al-Andalus: análisis arqueológico sobre su identidad y agencia campesina».

Bilal Sarr (UGR) e Maria de Fátima Palma (CAM), de Mértols apresentaram a investigação arqueológica sobre «Mesquita, ¿una alquería mozárabe en el territorio de Mértola?»

Enquadramento do projeto

As escavações na aldeia de Mesquita, no concelho de Mértola, estão a ser realizadas em colaboração com a Universidade de Granada e são coordenadas por Maria de Fátima Palma (Campo Arqueológico de Mértola/Universidade de Granada) e Bilal Sarr (Universidade de Granada).

Estas escavações fazem parte do projeto “Intervenção Arqueológica na Cerca das Alcarias da Aldeia de Mesquita”.

A campanha de escavações mais recente terminou em setembro de 2023. A escavação reuniu arqueólogos, estudantes e voluntários de Portugal, Espanha e Colômbia.

O projeto é importante para o conhecimento do antigo Garb al-Andalus e, particularmente, para a história do território de Mértola no período islâmico.

Em 2021, a parceria entre o Campo Arqueológico de Mértola e a Universidade de Granada permitiu a identificação de estruturas habitacionais que possivelmente pertenciam a uma alcaria (aldeia) do século XI e XII do período islâmico.

A segunda campanha de 2022 centrou-se no exterior da Ermida e previu que fossem definidas as estruturas do complexo exumado em 2021 e delimitada a área funerária vinculada com o mesmo.

Até agora, foram escavadas sete sepulturas, sendo a maior curiosidade o facto de serem crianças. Ainda não há muitos dados, mas espera-se que em laboratório se consiga obter mais informações.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×