Algarve foz-destaques

Em setembro haverá 2ª edição da Aguarte

agaarte
A empresa Águas do Algarve renovou o protocolo com a Delegação de Faro/Loulé da Cruz Vermelha Portuguesa, para ser realizaada uma nova edição do Projeto de educação pela arte «Aguarte – Torna-te Água».

A empresa Águas do Algarve renovou o protocolo com a Delegação de Faro/Loulé da Cruz Vermelha Portuguesa, para ser realizaada uma nova edição do Projeto de educação pela arte «Aguarte – Torna-te Água».

Consideram que o sucesso da primeira edição, em 2022, que abrangeu setecentas pessoas, justifica que se dê continuidade a este trabalho desenvolvido para a consciencialização social da água no desenvolvimento pessoal, humano e comunitário.

A Água surge no Aguarte como arquétipo ligado às emoções, conectado a tudo aquilo que nos torna humanos: as sensações, as emoções e sua expressão artística, tendo sido esse o foco no desenvolvimento dos trabalhos da 1ª edição.

Agora, surgirá uma perspetiva de «infusão ancestral de profundo respeito à Água e difusão destes conhecimentos enraizados na cultura portuguesa instintiva de cuidado com o líquido da vida».

Com datas marcadas para 19, 20, 21 e 22 de setembro no Teatro Lethes, em Faro, o Aguarte levará a voz dos anciões recheados de sabedoria até cerca de 600 jovens do 3º ciclo e ensino secundário.

O Aguarte conta com a colaboração do encenador e produtor Pedro Monteiro que permite o nascimento de uma obra criativa que é o mais puro reflexo dos seus intervenientes.

Tal como a água se reflete a si mesma como um espelho da sua essência, esta também será uma peça de teatro que espelhará o âmago da sabedoria de cada elemento que constitui o projeto Aguarte.

Há um respeito às contribuições e partilhas de cada membro do grupo e é nestas partilhas que é construído ao saber a difundir à comunidade.

Além dos jovens, pretende-se levar também o projeto Aguarte a mais 4 espetáculos direcionados à população em geral de 4 municípios algarvios em datas e locais que serão brevemente anunciados.

A acompanhar as exibições teatrais, teremos a exposição “Lixarte – Transformar o lixo em arte”, cujo objetivo é sensibilizar a população para a poluição das águas e oceanos origem da vida na Terra, pretende também sensibilizar para a reutilização dos plásticos e ressignificação destes no ambiente.

A água é a chave para um desenvolvimento sustentável equitativo.

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×