Gatos voltam à rua em Castro Marim esterilizados e com microchip

20220708 03 gato de rua

No âmbito da sua ação de sensibilização e de defesa da saúde pública, Castro Marim tem um programa de esterilização, captura e devolução a incidir em incidido sobre colónias urbanas de gatos de rua, dentro do esforço para controlar a população de animais errantes no concelho.

Os gatos são devolvidos à rua, ficando acautelada a sua reprodução, e estando identificados com microchip e através de uma marca realizada na orelha esquerda.

A autarquia destaca o esforço do município de Castro Marim no desenvolvimento de uma política de proteção animal mais eficiente, «procurando simultaneamente sensibilizar a população para os cuidados prestados pelo serviço médico veterinário municipal».

Não deixa de ter em atenção aquela que classifica como «preciosa colaboração dos munícipes no processo de captura tem sido fundamental para o sucesso do programa, porque uma das grandes dificuldades é conseguir que os animais sejam recolhidos».

No primeiro semestre deste ano, já se realizaram 221 cirurgias de esterilização de gatos de rua e 48 esterilizações de cães ao abrigo do Canil/Gatil.

A contratação de técnicos especializados para o Canil/Gatil Intermunicipal tem sido outro dos investimentos nesta área, nota a autarquia. Além do médico veterinário municipal, foi também recentemente contratada uma enfermeira veterinária, para que «realmente haja uma resposta em tempo útil».

O município está a apelar apelar-se à colaboração dos munícipes na identificação de colónias de aminais abandonados, cães e gatos, e, se possível, a colaboração na sua captura, para encaminhamento dos mesmos para o Canil/Gatil, onde se procederá à sua esterilização. Posteriormente estes animais poderão ser adotados no Canil/Gatil Intermunicipal, já vacinados, esterilizados e com o microship.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×