Algarve foz-destaques

Há concessões encerradas por falta de nadadores salvadores

nadador-salvador
Os riscos que se podem correr em praias, mesmo vigiadas estão ligeiramente agravados pela escassez de nadadores salvadores, a fazer com que, pelo menos 22 concessões de praias a sul do País, onde já foi iniciada a época balnear, estejam encerradas.

Eleva-se o risco de afogamento, segundo alerta a Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS). no seu comunicado, ainda estão por contratar quase metade dos efetivos necessários, embora a Norte só esteja ligeiramente melhor.

No entender daquela federação, tal fica a dever-se ao facto do Estado nunca ter legislou incentivos para aquela profissão, mesmo estando previsto na lei, «o que viria aumentar o interesse pela profissão, especialmente junto dos estudantes, que são a grande maioria dos profissionais».

Atribui também à descida dos salários daqueles profissionais, uma vez que, nos concursos, o critério é o peço mais baixo, «levando a que a maioria destes técnicos altamente especializados aufira o salário mínimo nacional».

Prosseguem chamando a atenção para o facto de ainda não ter sido criada uma carreira especial da profissão na função pública, «o que leva a que estes profissionais, quando contratados pelo Estado, sejam enquadrados como assistentes operacionais, com o salário mais baixo da função pública».

A FEPONS considera que a transferência de competências da assistência a banhistas para as autarquias está a ser desvirtuada, com muitas das autarquias a voltarem a empurrar esta área para os concessionários de praia, quando o objetivo seria melhorar as condições de trabalho dos nadadores salvadores ao passar este setor para o Estado”.

A federação pede, à classe política para que seja feita uma urgente revisão da legislação do setor, manifestando a sua preocupação com uma redução do interesse dos jovens por esta área.

A FEPONS alerta que há menos formandos a saírem dos cursos de nadador salvador e muito menos, cerca de 49%, a voltarem a trabalhar na época balnear seguinte”.

Etiquetas

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×