foz-destaques Território

Incêndio de Castro Marim luzes e sombras

Incêndio visto de Ayaminte
A polémica em torno da eficácia no combate

As chamas já se extinguiram no incêndio que lavrou nos concelhos de Castro Marim, Vila Real de Santo António e a polémica instalou-se quanto ao apoio dos Bombeiros Voluntários aos populares que extinguiam o fogo, especialmente em zonas de habitação dispersa e quanto ao auxílio não prestado pela câmara municipal a um canil onde terão morrido calcinados 14 animais,

Luís Romão, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António tinha garantido que não havia conhecimento desse espaço no município e que os serviços da autarquia salvaram cerca de 300 de um outro a funcionar legalmente.

Depoimentos de populares que estiveram no local apoiaram o esforço dos bombeiros e do dispositivo, maior face à velocidade do vento, o excesso de calor e o tipo de vegetação. A balança pende decisivamente a favor dos bombeiros que chegaram a desfalecer no local pelo excesso de horas despendidas no combate.

Zona do Terror

Luís Guimarães, vila-realense que habitualmente percorrer a serra fala-nos que na sua «Voltinha matinal de bicicleta, na zona do “Terror”, e destaca, pela positiva, a presença ainda de Bombeiros de vários pontos de Portugal, após a extinção, quando observou viaturas de São João da Madeira, Estarreja, Odivelas, entre outras. «Era sempre assim que o nosso país deveria funcionar, solidários uns com os outros e seguir o exemplo destes homens e mulheres»

Os 14 animais calcinados em Canil ilegal

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, que visitou o local, disse que o veterinário municipal de Vila Real de Santo António sabia da existência do abrigo ilegal, onde morreram 14 animais, devido ao incêndio de Castro Marim.

A líder do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) esteve na zona do abrigo onde morreram os animais, na localidade de Santa Rita, onde pôde constatar a “falta de condições” do espaço, agora totalmente destruído.

Nós temos conhecimento de que, desde 2018, este abrigo tinha sido denunciado, inclusivamente ao veterinário municipal , pelas associações de proteção animal. A mesma, tinha três abrigos, dois deles foram desmantelados, um em Castro Marim e outro em Tavira, e faltava desmantelar o de Vila Real de Santo António”, disse à agência Lusa.

Gabinete de crise em Castro Marim

Entretanto, em Castro Marim foi constituído um Gabinete de Crise para apoiar as vítimas do incêndio, que lavrou cerca de 9.000 hectares de floresta, segundo os dados da Proteção Civil.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, ainda, sublinhou a existência de falhas no combate ao incêndio, nomeadamente na retirada dos meios aéreos quando o incêndio foi declarado como dominado, e classifica os apoios do Estado, como «carregados de burocracia e morosidade», e que, por tal, podem não responder a estas situações, que requerem ajudas urgentes.

Na primeira reunião do Gabinete de Crise, ficaram definidos apoios económicos urgentes aos agricultores mais carenciados; apoios à replantação de efetivos de produção; aquisições urgentes de rações para os animais; abertura de uma conta solidária para a população mais atingida.

A concretização destas medidas municipais, é reconhecido, mas «representa um investimento considerável, mas entende o executivo que é fundamental para as pessoas e para o território».

Área afetada

O fogo de Castro Marim, dado como dominado na terça-feira, provocou um total de 5.957 hectares em área ardida, afetando ainda 163 edifícios e 2.774 hectares de áreas agrícolas, segundo o programa Copernicus da União Europeia.

Após a ativação do mapeamento de emergência na passada segunda-feira a pedido de Portugal, entretanto desativado, o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus da União Europeia (UE) divulgou hoje dados sobre a dimensão dos danos causados pelo fogo na área de Castro Marim. 

O incêndio, que teve início na madrugada de segunda-feira, chegou a ser dado como dominado nessa manhã, mas uma reativação durante a tarde levou as chamas aos concelhos de Vila Real de Santo António e de Tavira. O fogo foi dominado cerca das 16:00 horas de terça-feira, dia 17 de Agos de 2021.

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×