foz-destaques Território

Ministra inaugura Envolvente da Casa do Sal em Castro Marim

envolvente casa do sal
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral inauguraram esta manhã a obra de Requalificação da Envolvente à Casa do Sal.

Na cerimónia compareceram ainda o presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, a diretora regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, os vereadores do Município de Castro Marim, Filomena Sintra e João Pereira, e o presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, Nuno Emídio.

O presidente Francisco Amaral pediu desculpas à população local, pela demora da obra, por ter sofrido várias vicissitudes, «desde o boicote propositado por uma maioria de oposição, passando pelo efeito nefasto de dois anos de pandemia e até os efeitos da guerra aqui se fizeram sentir».

Trata-se de uma requalificação deste espaço, cujo piso se mostrava degradado e dificultava o acesso à área urbana da cidade e, por tal, era «uma das intervenções urbanísticas mais desejadas na vila de Castro Marim.

O presidente Francisco Amaral enfatizou ainda a importância dos fundos europeus na estratégia local de investimento, sobre a qual destacou a requalificação do Castelo, a renovação da rede de água e saneamento básico da vila, com mais de 60 anos, e o avanço da Área de Negócios do Sotavento Algarvio, aproveitando a proximidade com Espanha e a centralidade entre os aeroportos de Sevilha e Faro.

A ministra Ana Abrunhosa disse que a requalificação devolve aos castromarinenses uma zona nobre da vila, que o tempo tinha deixado descaracterizar, elogiou o trabalho e a resiliência da equipa envolvida nesta requalificação e a estratégia de Castro Marim no desenvolvimento do território.

Ana Abrunhosa disse que Castro Marim para além do passado tem um passado, mas é um território com um futuro.

Deixou a garantia de que no próximo quadro de apoio comunitário haverá também o esforço e a sensibilidade para perceber as especificidades do território de Castro Marim.

O executivo castromarinense aproveitou a presença da Ministra da Coesão Territorial na inauguração da Requalificação da Envolvente à Casa do Sal, para lhe apresentar a estratégia de intervenção no Castelo de Castro Marim, cuja próxima e urgente etapa passa por um investimento que ronda os 10 milhões de euros e que se prevê em 3 fases: requalificação do anel viário; consolidação da estrutura amuralhada; reabilitação/requalificação do interior do castelo.

A ministra disse que são obras ao alcance do Governo e pediu para que fossem considerados parceiros nesse caminho.

A requalificação à Envolvente da Casa do Sal representa um investimento total de 1 milhão de euros, uma obra financiada no âmbito do Programa CRESC ALGARVE 2020 , um projeto incluído no Plano de Ação – PARU, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 65% pelo FEDER.

Breves – País

ACTEP pede mais atenção ao turismo chinês

O presidente da Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP) considera que Macau “tem um papel fundamental na relação turística entre os dois países e é uma clara vantagem para Portugal na atração de turistas chineses, quando comparado com outros países europeus”.

Young Liang defende que Macau é “um extraordinário destino como também um ponto de partida para os turistas portugueses explorarem a China Continental, em particular a região do delta do Rio das Pérolas, Macau é ao mesmo tempo um eficaz veículo de promoção de Portugal no mercado chinês”.

visto em TNEWS

Breves – Mundo

Nas ruas de Paris, a fúria popular ouve-se alto e bom som.

Milhares de pessoas concentram-se na Praça da Concórdia, perto da Assembleia Nacional, em protesto contra a reforma do sistema de pensões e o mentor: Emmanuel Macron.

O presidente francês conseguiu a aprovação do polémico projeto-lei que aumenta dos 62 para 64 anos a idade de reforma. Sem maioria garantida na câmara baixa do Parlamento, o Governo da primeira-ministra Elisabeth Borne optou por não levar a lei a votos, forçar, antes a aprovação através do artigo 49.3 da Constituição francesa. Constituição. Na prática, contempla a possibilidade de se aprovarem leis sem que estas sejam votadas.

Um ultraje para várias forças da oposição que já acenaram com moções de censura. Enquanto isso, os sindicatos apelaram a protestos ainda mais musculados para os próximos dias, num braço-de-ferro que promete durar e abalar o executivo. /EURONEWS

Amaranta Cano presta homenagem a Aurora Murta – Foto de Zeca Romão

amaranta cano campa de aurora murta

VS Event List

LISTA DE PRÓXIMOS EVENTOS

29Mar2023
19Abr2023

Oficina de leitura com José Carlos Barros

Time: 18:00
Location: Biblioteca Municipal Ramos Rosa
josé carlos barros livros