foz-destaques Território

Museu Islâmico de Mértola faz 20 anos

Museu de Mértola
A câmara municipal de Mértola anunciou que, passados quase 20 anos, o núcleo de Arte Islâmica está a ser adaptado aos novos tempos «em que as preocupações ambientais e de mediação com os públicos são outras».

Para a autarquia, não é nada que altere aqueles que são os pressupostos iniciais dos seus mentores, ao nível dos conteúdos e do discurso: «O projeto de arquitetura e a museografia realçam as caraterísticas do próprio edifício e marcam nas linhas, nas cores e nas formas a presença da herança islâmica e criam um discurso lógico e coerente».

E faz notar que, recentemente, realizou uma intervenção de manutenção do edifício «com o objetivo de corrigir anomalias resultantes do passar dos anos, a par do desenvolvimento de ações que visam uma maior eficiência energética e a criação de condições ambientais adequadas aos que aqui trabalham, aos que visitam e à conservação da coleção exposta».

E apela a que se visite, ou revisite o Museu de Mértola e, neste aniversário, dê uma especial atenção ao Núcleo de Arte Islâmica e se veja para além do objeto e pense nas mãos por onde passou, até chegar à excelência de uma vitrine.

𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮 𝐝𝐞 𝐌é𝐫𝐭𝐨𝐥𝐚 – 𝐀𝐫𝐭𝐞 𝐈𝐬𝐥â𝐦𝐢𝐜𝐚 𝟐𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐩𝐨𝐢𝐬…

O núcleo museológico de Arte Islâmica, inaugurado há 20 anos, em 21 de dezembro de 2001, é exemplo do trabalho que tem vindo a realizar-se em Mértola. A coordenação, conceção e conteúdos são da responsabilidade de Cláudio Torres e Santiago Macias que, com uma vasta e diversificada equipa, desenvolveram, ao longo de anos, um trabalho de «excelência na investigação, estudo, inventário e conservação».

A arqueologia, principalmente a intervenção desenvolvida pelo Campo Arqueológico de Mértola na Alcáçova, permitiu reunir uma importante coleção de objetos representativos do quotidiano de um passado longínquo, que tem ecos em formas, técnicas, costumes e saberes-fazer que ainda reconhecemos e nos são próximos.

Para acolher este lote excecional de materiais foi escolhido um antigo armazém do século XVIII, localizado em pleno Centro histórico, na zona da antiga Porta da Ribeira, propriedade da Câmara Municipal e reabilitado com um projeto do Arquiteto José Alberto Alegria, financiado pelo Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo, pela Direção Geral de Ordenamento do Território e pela Autarquia, integrado no Projeto Integrado de Mertola.

A câmara anuncia que, ela segurança de todos, neste Natal está encerrado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, reabrindo no dia 28.

Etiquetas

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×