Eurocidade foz-destaques Guadiana

O «Passeio Pela Arte» na cidade de Ayamonte

passeo por el arte
São já 10 anos cobrindo os muros das ruas irmãs do Centro Cultural Casa Grande e transformando a mostra na maior exposição de pintura ao ar livre da Europa.

Calor para que nada falte nesta noite de pleno agosto. Pessoas admirando e curtindo cada trabalho como se fosse a primeira vez e ganhando uma garrafinha de água fresquinha para enfrentar todo o calor do mundo.

E enquanto, no pátio do convento de La Merced, as autoridades locais e provinciais declaravam inaugurada esta edição dedicada ao pintor valenciano Sorolla, no pátio da Casa Grande, esperavam alguns minutos para iniciar a sua participação nesta edição, com novas coleções de poemas e novas leituras poéticas.

O amigo Rúa deu as boas-vindas ao grande público, apresentou o poeta Eladio Orta que ia revelar os segredos da sua última obra “A não estratégia da árvore”. Um recital carregado com a enorme personalidade do poeta camponês de Canela e disposto a não deixar nada sem resposta. Aplausos são sempre o prêmio pela leitura e reconhecimento da obra do escritor.

Em seguida, foi o moderador da noite quem deu a palavra a Fabiola A. Lorente Sorolla, bisneta do pintor valenciano, que fez referência à coleção de poemas publicada na época “Sorolla. Versos para um centenário” e onde foram recolhidos os 24 poemas expostos em 2019 por ocasião dos atos e exposição de referência ao centenário da pesca do atum em Ayamonte. Palavras carinhosas e carinhosas que os participantes souberam apreciar.

Em seguida, falaram sobre o livro “A pintura de Ayamonte hoje. Breve Crônica” que faz um passeio pelas publicações da imprensa nos últimos 10 anos e que refletem a intensa atividade pictórica da cidade. Um livro que não deixa ninguém indiferente ao número de amostras do enorme potencial pictórico dos ayamontinos.

Por fim, foram os poetas presentes na coletânea de poemas dedicados a Sorolla e presentes na noite mágica, que recitaram seus próprios poemas. Versos em espanhol e português. Palavras emocionais, cotidianas ou mesmo emprestadas foram lançadas pela rampa de um pátio que conduz ao frescor dos desejos. Ana Deacracia, Eladio Orta, Clara Lourenço, Miguel Cabrera, María Luisa D. Borrallo, Antonio Cabrita, Ana I. Núñez, Carmen Azaustre, Clemen Esteban e o próprio moderador.

Boas palavras, bons votos e poesia presentes mais uma vez neste evento pictórico que surpreende a cada dia mais pela sua imensidão. Parabéns.

José Luís Rua Nascer, visto em Huelva,ya

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×