foz-destaques Guadiana

Observatório Transfronteiriço da Eurocidade do Guadiana

Eurocidade do Guadiana
Este instrumento de participação e cooperação para a governação foi criado com o cofinanciamento da Junta da Andaluzia através da linha de subsídios para a cooperação transfronteiriça do seu Ministério da Presidência.

Este instrumento de participação e cooperação para a governação foi criado com o cofinanciamento da Junta da Andaluzia através da linha de subsídios para a cooperação transfronteiriça do seu Ministério da Presidência.

A cerimónia de apresentação teve lugar em Castro Marim e contou com a presença de Francisco Amaral, presidente da Eurocidade do Guadiana e do município de Castro Marim; o delegado de Desenvolvimento da Junta de Andaluzia em Huelva, José Manuel Correa; o vice-presidente da Eurocidade e o presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, Álvaro Araujo; o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Ayamonte Javier López, bem como o presidente da CCDR Algarve José Apolinario.

Durante o evento, David Franco participou também, como representante da Cercarnia Consultores, a empresa encarregada de desenvolver a metodologia participativa do Observatório, Jesús Felicidades, da Universidade de Huelva; e Francisco Muñoz e Nuria Guerreiro representando o gabinete técnico da Eurocidade do Guadiana.

Da mesma forma, uma ampla representação do tecido empresarial ayamontino esteve presente na reunião, chefiada pelo presidente da Apyme Ayamonte Bella Carballo e pela sua secretária-geral, Carmen Bañez, membros de associações dos três municípios, bem como cidadãos independentes e comunicação social.

O Observatório Transfronteiriço facilitará a participação e envolvimento ativo e contínuo dos habitantes da Eurocidade na definição da visão estratégica deste no cenário de 2030 e no desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos Planos de Ação que são lançados.

Entre os principais valores do observatório estão o compromisso com a construção coletiva; A dupla visão e participação espacial do território transfronteiriço; Participação transversal e relacional com a participação de todos os tipos de grupos (funcionários públicos, agentes económicos, grupos dos desfavorecidos, etc.); participação no espaço físico e digital e compromisso com a transparência.

FOZ - Guadiana Digital

pub.

Breves – Portugal

Constituído arguido no caso de Maddie McCann

O Ministério Público de Faro divulgou que constituiu arguido Christian Brücker, cidadão alemão que se encontra a cumprir na Alemanha, uma outra pena de prisão por tráfico de drogas por suspeita no caso do desaparecimento de Maddie McCann, a menina inglesa desaparecida no Algarve, em 2007.

Breves – Mundo

Motociclismo em Jerez

O Campeonato do Mundo de Motos regressa com o Grande Prémio de Jerez. A prova disputada ns Andaluzia será o primeiro dos quatro Grandes Prémios a realizar este ano em Espanha. Às 9:00 horas terá início a prova de Moto3.

A corrida de Moto2 começar às 11:20 horas. Para terminar, a proca principal rainha de MotoGP terá início às 13:00 horas.