Repercussões do caso de uma jovem resgatada do mar

protagonistas no salvamento

Contra algumas perspetivas mais pessimistas e devidamente alertados pelos avisos internacionais da Autoridade Marítima, na tarde de ontem, foi encontrada com vida, a jovem de 17 anos, resgatada por um cargueiro a mais de 40 quilómetros da costa de onde foi levada pelo vento norte.

Está a recuperar bem dos traumatismos provocados pela exposição ao vento, mar e sol e dos possíveis traumas psicológicos da aventura, na companhia dos pais.

O caso emocionou e fez chegar às lágrimas as comunidades locais, quando foi anunciado o seu salvamento. depois de ter enfrentado condições adversas, uma noite inteira no mar e a soalheira de um dia inteiro, 20 horas ao todo, enfrentando sob o espetro da morte, se não fosse resgatada.

A aventura desta jovem, que era escuteira, o que proporciona uma diferente resistência psicológica a condições de isolamento, e que aparenta grande robustez física, fica indelevelmente marcada nas praias do concelho de Vila de Santo António, onde contou com uma vigilância e um alerta sempre com a expetativa de um desfecho feliz, que viria a suceder e a ter semelhanças com o final das películas cinematográficas.

a jovem salva
a jovem salva
A aventura no mar

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, a jovem encontrava-se desaparecida no mar desde a noite de 14 de abril, quando entrara nas águas da Baía de Monte Gordo, com com uma prancha de stand-up paddle, não conseguindo remar para terra, na praia do Coelho, no concelho de Vila Real de Santo António. devido às condições do vento.

Foi um navio mercante, da MSC, que se apressou a informar que tinham encontrado a jovem que se encontrava desaparecida, a 25 milhas náuticas, aproximadamente 46 quilómetros, a sul de Vila Real de Santo António, tendo sido deslocada de imediato para o local uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e o navio NRP Oríon, da Marinha Portuguesa.

Relatam as autoridade que «à chegada ao local, constatou-se que a jovem se encontrava com sinais severos de hipotermia, tendo sido solicitado o apoio da aeronave da Força Aérea Portuguesa. Os elementos da Força Aérea procederam ao resgate da vítima, tendo transportado a mesma para o aeroporto de Faro, onde aguardava uma ambulância do INEM, que a transportou para uma unidade hospitalar».

Nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, foi ainda relatado, estiveram empenhadas uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, duas embarcações das Estações Salva-vidas de Vila Real de Santo António e Tavira, o navio NRP Oríon, da Marinha Portuguesa, uma embarcação da Sociedade de Salvamento e Segurança Marítima (SASEMAR), uma embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, bem como uma mota 4×4 da Vigilância Motorizada da Autoridade Marítima Nacional, uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, uma viatura todo-o-terreno do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

Helcópeto «Melin» recuperou a jovem no mar do Algarve

Helicóptero EH-101 «Merlin» da Esquadra 751 Pumas da Força Aérea Portuguesa (FAP), no Mar do Algarve, a 56 km de Faro, ao final da tarde de 16 de Abril de 2023, recupera uma jovem portuguesa, recolhida pelo navio porta-contentores MSC Reef». IMO 9754965, após ter estado desaparecida durante 20 horas no Mar do Algarve,

O MSC Reef é um porta-contentores construído em 2016, desloca 200 000 toneladas, com 398,4 metros de comprimento e 59,08 metros de boca, sendo actualmente operado, sob pavilhão da Libéria, pela empresa multinacional suíça Mediterranean Shipping Company (MSC) S.A. . Este navio mercante, proveniente de Antuérpia (BEANR, Bélgica), cruzava o Mar do Algarve rumo a Tanger (MAPTM, Marrocos).

O helicóptero Agusta-Westland EH-101 Merlin é um transporte médio, trimotor, que entrou ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP) em 2004 – sendo o meio escolhido para substituir os Aérospatiale SA-330 Puma, nome do qual aliás deriva o cognome da esquadra a que estão afectos, a Esquadra 751 “Pumas”. Esta esquadra tem uma tripulação em alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no Aeródromo de Manobra N.º 3, Porto Santo (Região Autónoma da Madeira), e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes (Região Autónoma dos Açores).

O EH-101 Merlin tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 kh/h com um raio de acção de 740 km e um tecto de altitude de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda, com guincho, suportar uma carga alternativa exterior de 5,5 toneladas.


Visto em:
https://www.facebook.com/EspadaEscudoPortugal?cft=AZWRf3VLVgJHYYSAa-8kgAnH_AfT90NVyJcHY1JhyL-XS8Ywe8uUGP3bjAl6w_DG2NHge9FnQBEN9M3AARe1SJnUJ7XclbotFnlPbmyXwwSjNHX8su2LMzgTwIdsgKx_q_8cATXLAJUm5p0xedINteBGbHDO2QsD99x1Yk7qMtt7lY815xJ0vf_pcJstiSDj1mc&tn=-UC%2CP-y-R

Regras para a Prática de Stand Up Paddle (SUP):

a) A prática de SUP só é permitida durante o período diurno até uma hora antes do pôr do sol;
b) Durante a época balnear, é proibida a prática de SUP nas zonas reservadas a banhistas;
c) A prática de SUP não pode ser exercida mais de 300 metros da borda de água;
d) A prática de SUP implica o uso obrigatório de colete salva-vidas e leash;
e) O praticante deve dispor de comunicações móveis em condições de comunicar com o número nacional de emergência (112) em caso de acidente;
f) Cumulativamente aos avisos de mau tempo promulgados, a prática de SUP não pode ser exercida com vento superior a F4 da escala de Beaufort (até 16 nós) e mar de Pequena Vaga (vaga até 1 metro de altura), atenção não confundir vaga com rebentação da onda na praia.

Visto em João Horta – FIRESHELTER52

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×