Ronqueio público do atum em Isla Cristina

ronqueio em Isla Cristina

No Anfiteatro Parque Central de Isla Cristina, decorreu hoje uma cerimónia de ronqueio do atum, perante uma plateia de dezenas de pessoas que acorreram àquele recinto para verem a maestria de Jesus Martín, a separar em peças perfeitas um exemplar de cem quilos, utilizando o método tradicional andaluz e também o método japonês.

A demonstração esteve integrada numa vasta programação do «Encontro de Capitães de Almadrava», que decorre até ao próximo dia 17 de Setembro, na localidade andaluza, dentro da «ProgramaçãoXXI», da associação «Amigos del Atun» .

Almadrava é o nome dado pelos nossos vizinhos à ancestral armação de atum. Ronquear o atum significa, para o artesão que o faz, separar o corpo do animal em 18 partes. Na cabeça, mormo, rabinho, contra-mormo, galete, faceira, grelha e coração. No quadro negro, lombo, prato, espineta negra, descargado, sangacho, cola negra. No quadro branco, barriga, descarregamento, sangacho, tarantelo, espinheta brana, rabo branco, barbatana.

A designação é atribuída ao ronco da lâmina do esquartejamento do peixe, ao passar nas vértebras do animal, mas um professor francês de Filologia da Universidade de Alicante, fala de uma faca chamada Ronco.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×