Economia foz-destaques

Um olho no futuro das comunicações

resizer 17007245238681
Investigadores da Universidade de Sussex desenvolveram uma alternativa mais eficiente, em termos de energia, para transmitir dados que poderia substituir o Bluetooth, em telefones inteligentes e outros dispositivos tecnológicos.

Como, cada vez mais, nós possuindo smartphones e tecnologia vestível, investigadores da Universidade de Sussex encontraram uma maneira mais eficiente de ligar os nossos dispositivos e melhorar a vida útil da bateria.

Aplicado a dispositivos vestíveis, até nos pode permitir destrancar portas com um toque ou intercambiar números de telefone apenas apertando as mãos.

Os professores Robert Prance e Daniel Roggen, da Universidade de Sussex, desenvolveram a utilização de ondas elétricas, em vez de ondas eletromagnéticas, para, utilizando baixa potência, transmitir dados a curta distância, mantendo alta a taxa da transferência necessária para aplicações multimedia.

Bluetooth, Wi-Fi e 5G, atualmente, dependem da modulação eletromagnética, uma forma de tecnologia sem fios que foi desenvolvida há mais de 125 anos. Só que, no final do século 19, o foco era transmitir dados a longas distâncias utilizando ondas eletromagnéticas. Por outro lado, a modulação do campo elétrico usa ondas elétricas de curto alcance, que consomem muito menos energia do que o Bluetooth.

Como tendemos a estar próximos de nossos dispositivos, a modulação de campo elétrico oferece um método comprovado e mais eficiente de ligar os nossos dispositivos, permitindo uma vida útil da bateria mais duradoura, ao transmitir música para os auscultadores, atender chamadas, usar rastreadores ou interagir com tecnologia doméstica inteligente.

O desenvolvimento pode avançar a forma como usamos a tecnologia no nosso dia a dia e evoluir com uma ampla gama de aplicações futuristas. Por exemplo, uma pulseira para usar essa tecnologia poderia permitir que os números de telefone fossem trocados, simplesmente apertando as mãos, ou uma porta poderia ser destravada, apenas tocando na maçaneta.

Daniel Roggen, professor de Engenharia e Design da Universidade de Sussex, explica: “Não precisamos mais depender da modulação eletromagnética, que é inerentemente faminta por bateria. Podemos melhorar a vida útil da bateria da tecnologia vestível e dos assistentes domésticos, por exemplo, usando modulação de campo elétrico em vez de Bluetooth. Esta solução não só tornará nossas vidas muito mais eficientes, mas também abrirá novas oportunidades para interagir com dispositivos em casas inteligentes.”

A tecnologia tem baixo custo, ou seja, pode ser implementada para a sociedade de forma rápida e fácil. Se fosse produzida em massa, a solução poderia ser miniaturizada para um único chip e custar apenas alguns cêntimos por dispositivo, o que significa que poderia ser usada em todos os dispositivos, num futuro não muito distante.”

A pesquisa foi publicada como parte da 2023 IEEE International Conference on Pervasive Computing and Communications (PerCom).

Mais informações: Robert Cobden et al, Characterisation of Wearable Electric-Field Communication Link for BAN Multimedia Applications, 2023 IEEE International Conference on Pervasive Computing and Communications (PerCom) (2023). DOI: 10.1109/PERCOM56429.2023.10099133

Fornecido por Universidade de Sussex. Licença Crestive Commons

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×