foz-destaques Território

Um peixe que pode valer 60.000 euros o quilo

totoaba mexicana
Uma espécie endémica da zona do Pacífico mexicano foi confundida por pescadores do México com a corvina pescada por José Miguel, presidente do Real Club Marítimo de Huelva, de que demos conhecimento aos nossos leitores. Trata-se da «Totoasba», um peixe cujo valor ronda entre 20 e 60 mil dólares, devido às propriedades atribuídas a uma barbatana.

Uma espécie endémica da zona do Pacífico mexicano foi confundida por pescadores do México com a corvina pescada por José Miguel, presidente do Real Club Marítimo de Huelva, de que demos conhecimento aos nossos leitores. Trata-se da «Totoasba», um peixe cujo valor ronda entre 20 e 60 mil dólares, devido às propriedades atribuídas a uma barbatana.

Os pescadores de Huelva, na página HuelvaPesca do Facebook, origem da divulgação da captura da enorme corvina no dia de Reis de que respigamos a informação para os nossos leitores, manifestam a sua satisfação por terem cada vez mais seguidores de fora da Espanha, «graças à riqueza da língua espanhola» o que fez com que algumas publicações gerassem muitos comentários sobre o nome da espécie, que, como é normal, varia em cada país.

Assim, apontam o ‘Totoaba’ (totoaba macdonaldi), «um peixe que nossos seguidores mexicanos costumam confundir com a corvina». Isso é totalmente normal já que a totoaba é parente da corvina.

E esclarecem «O totoaba é uma das espécies endêmicas da zona do Pacífico mexicano e é considerado o peixe mais caro do mundo. Custa entre US$ 20.000 e US$ 60.000 o quilo no mercado negro chinês. Esclareçamos: não a carne do peixe em si, que não tem grande interesse gastronómico, a sua barbatana natatória cozida é, aparentemente, fantástica para regular a circulação sanguínea, o que lhe dará uma pele maravilhosa e saudável e maior e melhor apetite e desempenho sexual. É o viagra dos milionários asiáticos que o compram principalmente como presente de negócios, investimento ou como dote de casamento».

Mas também relevam que «Todas essas são falsas propriedades curativas não comprovadas cientificamente». Outros nomes populares, para se referir a esse animal, são corvina, corvina branca, tambor e roncador.

Os esforços para proteger o totoaba exigiram uma declaração de defeso de 1940 a 1955 para proteger sua reprodução. Durante a década de 1970, foram estabelecidas diferentes zonas de refúgio e na década de 1990 foi proibido o uso de redes nessas áreas. A situação descrita fez com que, por vários anos, a pesca ilegal da totoaba aumentasse excessivamente, levando-a ao perigo de extinção.

Etiquetas

jestevaocruz

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×