Porto de Taifa de Niebla pode ter sido em San Juan del Puerto

san juan del puerto

San Juan del Puerto terá sido um enclave comercial estratégico na Idade Moderna, dentro do contexto histórico e da navegabilidade do rio Tinto.

Os professores de História Moderna da Universidade de Huelva, David González Cruz e da Área de Arqueologia da própria universidade, Javier Bermejo Meléndez, publicaram na revista científica «Links of History» um artigo citado pelo jornal Huelvs.es, em que colocam as instalações portuárias do reino Taifa de Niebla e dos tempos romanos na cidade de San Juan del Puerto.

O testemunho oferecido pelo geógrafo islâmico Al-Idrisi foi fundamental, segundo eles, dado que que apontou para que os navios que navegavam no rio Tinto tivessem chegado onde ocorreu o estreitamento de seu estuário, depois de evoluir o canal de uma largura de uma milha, na sua foz, para um comprimento de um passo de distância.

Partem da consideração desta descrição feita por Al-Idrisi e dos dados de altitude, com relação ao nível do mar, das cidades de Niebla e San Juan del Puerto, tornando evidente que as instalações portuárias necessárias para navios de médio e grande calado não poderiam ter sido localizadas nas instalações da muralha islâmica de Niebla em torno de 39 metros de altitude, já que ali não chegaria em contínuo a influência das marés.

Diante as evidências observadas, as fontes documentais têm sido contrastadas com a cartografia histórica da região e com os resultados das prospecções arqueológicas realizadas anteriormente, terminam.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×
Quantcast