Cinco milhões para doentes de Alzheimer em Castro Marim

Alzheimer

O financiamento foi aprovado pelo município no âmbito de um contrato de apoio, o “maior de sempre” a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, referiu o município.

 A nova Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia, para pessoas com Alzheimer e outras demências está classificada como prioritária pela autarquia. É projetada para acolher 70 doentes, em regime residencial e apoiar 20 em regime de centro de dia.

 O presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral (PSD), citado na nota, considerou que, após a construção do novo lar para pessoas com Alzheimer e outras demências, o concelho ficará com «uma unidade de referência para todo o sul do país», tendo em consideração a «dimensão e abrangência».  “É uma infraestrutura de futuro, pois a longevidade média aumenta e 50% das pessoas com mais de 90 anos sofre de demência”, justificou o autarca, destacando também o forte contributo que esta unidade trará à economia local e para «a criação de dezenas de postos de trabalho, diretos e indiretos».

A Câmara de Castro Marim adiantou que o acolhimento para os 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 em regime de centro de dia vai ser feito com três unidades de ação: uma de internamento residencial e unidade de dia, uma de promoção da autonomia pessoal e intervenção com as famílias e outra de formação e cooperação.
Segundo a vice-presidente da Câmara de Castro Marim, Filomena Sintra, também citada na nota, trata-se do “maior apoio municipal de sempre a uma IPSS, concentrado em dois anos, à dimensão de uma das maiores obras do município”.

O orçamento da obra ronda os cinco milhões de euros,. O projeto está incluído no Plano de Ação da ARU e do PARU , é um investimento financiado pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.134.701,80 euros alocados, a somar ao milhão de euros de apoio autárquico.

A Santa Casa da Misericórdia assume o restante valor através de capitais próprios e empréstimo bancário, acrescentou o município.

Photo by Cristian Newman on Unsplash

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×