«Cartographia das Manobras Militares – FUNDAÇÃO DA VILLA REAL – 1776» editada pela Guadiana

Cartas de VRSA

A Editora Guadiana, acaba de  reeditar parte de uma coleção de postais editados pela CMVRSA, no ano de  1995.

Passados que são 16 anos, a Editora Guadiana coloca à disposição do público um legado da história de Vila Real de Santo António, uma coleção reproduz os “Fac-simile” dos originais pombalinos da autoria de Sande de Vasconcelos, relativos às manobras do dia da fundação,  de Vila Real de Santo António, 13 de Maio de 1776.

Esta coleção está limitada de 7 gravuras, enquadradas historicamente pelo Dr. Fernando Pessanha, apresentadas numa brochura de grande qualidade, com lançamento previsto para o dia 13 de Maio de 2021.

 

Sande Vasconcelos

Nascido em Évora, em 1738, Sande Vasconcelos ingressou na Academia Militar da Corte em 1756, onde cursou fortificação e se formou em engenharia militar. Em 1761 contraiu matrimónio com D. Maria Joaquina de Ataíde e Melo e, no ano seguinte, foi promovido a capitão de infantaria com exercício de engenheiro (por essa altura prestava serviço em Almeida, tendo assistido à capitulação desta praça de guerra, no contexto da Guerra Fantástica.

Em 1769 esteve presente na evacuação de Mazagão e, em 1772, já com o posto de Sargento-Mor de infantaria, Sande Vasconcelos foi colocado no Reino do Algarve “para nele assistir, exercitando o seu emprego na forma que exercita o Sargento-Mor Romão José do Rego”, onde participou ativamente na edificação de Vila Real de Santo António, projeto concebido ao abrigo do Plano de Restauração do Reino do Algarve concebido pelo ministro de D. José I, o Marquês de Pombal.”

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×