foz-destaques Território

«Cercado das Alcarias» Mesquita-Mértola publicam resultados

Mesquita
Encontram-se disponíveis para leitura a publicação sobre o projeto IACAM2021, na Kairos nº 9.Boletim do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património,

O trabalho está assinado por Maria Fátima Palma do CEAACP – Campo Arqueológico de Mértola e Bilal Sarr da Universidade de Granada sobre a Primeira Campanha de trabalhos | 2021, realizada noo verão de 2021, entre junho e setembro, na Aldeia de Mesquita, na Freguesia do Espírito Santo, Concelho de Mértola.

O nosso jornal acompanhou de perto o início deste projeto em que toda a população da aldeia passou a acreditar, e o início do «Projeto IACAM – Intervenção Arqueológica das Cercas das Alcarias de Mesquita (Mértola, Portugal)». como é designada a intervenção arqueológica, cujos primeiros resultados vieram a lume no número 9 da revista Kairos.

Da Hispânia ao al-Andalus: Arabização, islamização e resistência no meio rural «nasce em resultado dos mais recentes trabalhos de investigação arqueológica no território de Mértola enquadráveis entre o século VIII e XIII. Mas, sobretudo, só foi possível devido a uma antiga parceria entre o Campo Arqueológico de Mértola e a Universidade de Granada, nomeadamente com o grupo de investigação THARG (HUM-162) do Departamento de História Medieval, Ciências e Técnicas Historiográficas», revelam os autores.

Muitas das linhas de investigação são eixos comuns e têm vindo a fortalecer-se há décadas, mas continuando atuais e pertinentes, destacam e, «para o caso em questão destaca-se a transição do mundo tardo antigo ao alto medieval e os processos de transformação (arabização e islamização) que levam ao desaparecimento da Hispânia e à formação do al-Andalus»

E foi assim que, após uma vontade conjunta em estudar o território de Mértola, foi eleita a zona da Aldeia da Mesquita, devido a diversos fatores e evidências histórico arqueológicas que levaram à candidatura e obtenção de financiamento no programa de “Proyectos de investigación e intervención arqueológica española en el exterior“, do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha (Projeto T002020N0000045514). Este projeto foi candidatado através da Universidade de Granada – Espanha (UGR) e dirigido pelo professor e investigador Bilal Sarr (UGR) juntamente com a arqueóloga Maria Fátima Palma (Campo Arqueológico de Mértola/CEAACP/FCT-BD/ 118065/2016/UGR), com uma importante participação financeira da Câmara Municipal de Mértola, organização do Campo Arqueológico de Mértola, e com o apoio essencial do Centro de Estudos em Arqueologia, Arte e Ciências do Património (CEAACP), do Museu de Mértola, da Sociedade Recreativa Mesquitense, Mesquita Turismo de Aldeia e da Junta Freguesia do Espírito Santo.

A escolha desta zona foi determinada pelos elementos atrás referidos, bem como dos próprios interesses do projeto de investigação, no sentido de caracterizar a ocupação humana neste território na cronologia abordada (entre os séculos VI –XIII). Assim os objetivos gerais do projeto e desta intervenção visam contribuir para o debate da transição do mundo tardo antigo ao alto medieval; Estudar o processo de arabização e islamização e as suas resistências no ocidente islâmico, mais especificamente nesta região do Garb al-Andalus; Analisar as transformações no âmbito rural nos séculos tardo-antigos e da alta idade média; Fortalecer as relações hispano-lusas, especialmente, no que respeita a colaborações em cultura e investigação; Gerar conhecimento e divulgar socialmente para ajudar a construir uma sociedade mais e melhor instruída, e que possa gerir e divulgar o seu património, não só no presente, mas também no futuro; Fomentar a proteção e preservação da cultura e do património; Gerar e valorizar os novos elementos patrimoniais, contribuindo indiretamente para o desenvolvimento de novos modelos de turismo cultural e sustentabilidade, em consonância com a zona em que se insere o sítio arqueológico (Freguesia do Espírito Santo, concelho de Mértola, Baixo Guadiana).

Trabalhos de prospeção geofísica com GPR, na zona da Cerca das Alcarias, a cargo do Laboratório de Geofísica e Sismologia de Universidade de Évora –27/07/2021.

Ver os publicados aqui

FOZ - Guadiana Digital

pub.

Breves – Portugal

Constituído arguido no caso de Maddie McCann

O Ministério Público de Faro divulgou que constituiu arguido Christian Brücker, cidadão alemão que se encontra a cumprir na Alemanha, uma outra pena de prisão por tráfico de drogas por suspeita no caso do desaparecimento de Maddie McCann, a menina inglesa desaparecida no Algarve, em 2007.

Breves – Mundo

Motociclismo em Jerez

O Campeonato do Mundo de Motos regressa com o Grande Prémio de Jerez. A prova disputada ns Andaluzia será o primeiro dos quatro Grandes Prémios a realizar este ano em Espanha. Às 9:00 horas terá início a prova de Moto3.

A corrida de Moto2 começar às 11:20 horas. Para terminar, a proca principal rainha de MotoGP terá início às 13:00 horas.