Cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago

Caravela Vera Cruz

Um conjunto de embarcações, entre elas a réplica da caravela Vera Cruz, iniciam amanhã, sábado o cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago.

Na rota estão nove portos portugueses e três galegos, durante 17 dias, segundo António José Correia, da Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, disse à agência Lusa.

Será o primeiro teste de um projeto que visa criar, por mar, uma estrutura de apoio capaz de permitir a qualquer pessoa percorrer a costa portuguesa rumo a Santiago de Compostela, na região espanhola da Galiza.

A criação deste percurso marítimo foi um desafio apresentado pela Upstream à Fórum Oceano para, com as redes das estações náuticas que existem ao longo da costa portuguesa, se poder estruturar o Caminho Marítimo de Santiago em Portugal, no quadro do Caminho Português de Santiago.

Houve uma unanimidade nas estações náuticas para acolher este projeto, que tem o fito de criar condições para que, em qualquer altura do ano, qualquer nauta, peregrino nauta ou qualquer velejador possa demandar os portos que a organização denominou como portos de Santiago.

Existe uma listagem de cerca de 40 portos, uns mais pequenos, outros maiores, uns com mais ligação à rota que a ‘barca de pedra’ terá traçado vinda de Jaffa até à Galiza, quando supostamente transportou o Santo Peregrino para Compostela no ano 40 do primeiro milénio, que poderão depois ser utilizados pelos viajantes.

Vila Real de Santo António marcará o ponto de partida do “cruzeiro inaugural e demonstrativo”, composto por um conjunto de embarcações que irá crescendo à medida que a viagem prosseguir rumo a Norte, entre as quais se encontra a caravela Vera Cruz, que tem prevista a visita de 3.500 crianças, durante as paragens.

O destino é Vila Garcia de Arosa. Leva a bordo, para além da tripulação que vai assegurar a navegação, convidados e meios de comunicação. .

A colaboração das estações náuticas, são coordenadas por municípios ou comunidades intermunicipais, salvo a do Baixo Guadiana, em Vila Real de Santo António, gerida pela Associação Naval do Guadiana, para garantir que em cada porto há condições de acolhimento ao nível das embarcações e apoio para receções ou algum alojamento..

O cruzeiro vai passar por localidades como Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche, Aveiro, Matosinhos, Baiona, Vila Gracia de Arosa ou Padrón. A estruturação de todo o Caminho Marítimo de Santiago em Portugal pode estar concluída até ao final do ano em curso..

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×