Encontro transfronteiriço sobre pastoreio e desertificação

Público assistindo a uma apresentação em auditório interno.

No 5.º encontro do projeto RAIA Interreg España-Portugal, realizado na Corte Gafo de Cima, concelho de Mértola, foram recebidos 35 participantes de ambos os países, que visitaram a exploração da Sociedade Agrícola Vargas Madeira.

O encontro é descrito pela ADPM como a oportunidade para analisar as inovações na gestão do pastoreio de ovinos, com melhoria do solo, bem como os bosquetes bio diversos, para combate à desertificação, e a compostagem, para aproveitamento de resíduos agropecuários.

Mais tarde, na sociedade recreativa, o professor da Universidade de Córdova, Vicente Rodriguez, apresentou as problemáticas associadas à pecuária extensiva e as inovações necessárias para a melhoria da sua eficiência e sustentabilidade. Em destaque esteve a empresa Rega-in que apresentou a inovação na rega, pós-plantação de árvores.

Os Grupos de Ação Local (GAL) espanhol ADRAO e o português Alentejo XXI apresentaram as suas estratégias para 2030 e o Coordenador do Projeto RAIA apresentou o projeto e os seus objetivos. O sexto e último encontro começou há pouco, nas instalações do CADES, Serpa.

O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, coordenado pela Junta de Andaluzia e com outros nove parceiros do território, decorre até ao final de 2025 e é cofinanciado pela União Europeia, Programa Interreg España-Portugal – Poctep.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×