Funcionários em calções no Rio de Janeiro

Núbia Beray, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Observatório do Calor, explicou à Lusa que as altas temperaturas registadas nos últimos dias no país na quarta onda de calor do ano, são consequência de um El Niño intenso e dos efeitos do aquecimento global.

A especialista também indicou que existe uma grande hipótese de o Brasil ter outras ondas de calor este ano e no próximo porque os efeitos do El Niño devem ser sentidos pelo menos até abril de 2024 e não há como prever a intensidade deste fenómeno nos próximos meses.

Em comunicado, a Prefeitura do Rio de Janeiro indicou que «devido à previsão de altas temperaturas neste verão, está liberado o uso de calças ou bermudas na altura do joelho para servidores municipais, motoristas de táxis, de autocarro e de outros transportes coletivos», até ao dia 31 de março de 2024.

«A primeira explicação para essa onda de calor é o El Niño que nesse último trimestre, entre os meses de agosto, setembro e outubro, acabou se configurando como um El Niño forte”, explicou a coordenadora do GeoClima e do Observatório do Calor.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×