Território

Homenagem póstuma a Antónia Sanchez Barba

Homenagem a Antónia Barba
Na Casa dos Condes, em Alcoutim, ontem, sábado, familiares e amigos de ambos os lados da fronteira prestaram homenagem a Antónia Sanchez Barba, de S. Lucar del Guadiana, e realçaram o empenho de vida na aproximação dos povos fronteiriços.

Antónia Maria Sanchez Barba foi professora em San Lucar del Guadiana. Casou com o português Ângelo Camarada Carro que foi chefe da secretaria em Alcoutim e Vila Real de Santo António.

Durante a homenagem, foram lidos poemas do livro que recolheu com o título de «Esse mágico nome: Guadiana», uma antologia com quatro dezenas de poemas de outros tantos poetas, dedicada ao rio, a qual já não chegou a apresentar publicamente, por ter subitamente falecido.

Vitória Cassinelo assinalou o momento de tristeza, mas de homenagem merecida, lembrando o papel de Antoñita, nome por que era conhecida entre os amigos, no desenvolvimento de acções de carácter social, cívico e cultural, entre os povos fronteiriços de Portugal e de Espanha.

Lembrou que ela era uma cidadã activa, desde os tempos da juventude em San Lucar del Guadiana, o matrimónio hispano-português e as participações na Associação Transfronteiriça ATA, na S.L. Alavanca e a página escrita em espanhol que manteve no «Jornal do Baixo Guadiana», bem como o trabalho em defesa da construção de uma ponte internacional que unisse os dois territórios, entre Alcoutim e San Lucar.

Carlos Brito salientou que os que ali estavam não tinham comparecido apenas por amizade, mas também para prestarem homenagem pela sua dedicação à causa da cultura, a paixão pelo Guadiana. Colocou em relevo o facto de Antónia, no seu livro, ter encontrado e reunido poemas que provém até mesmo de Badajoz.

António Cabrita lembrou a reunião na Casa Grande de Ayamonte, no ano de 2011, onde a iniciativa de Antónia fez reunir vários poetas de ambos os lados da fronteira, tendo um papel determinante no arranque da tertúlia «Poetas do Guadiana» que continua activa.

Maria Rita também salientou o papel da Antónia, tendo revelado que uma das coisas que a surpreendera na homenageada tinha sido o facto de ela se ter lembrado de uma pequena terra como Balurcos, ter recebido a sua atenção, considerando-a como mulher incansável que saltava os cânones e queria sempre acrescentar algo que os valorizasse. Classificou-a de mulher excepcional.

Augusto Lourido também se referiu ao papel cultural que Antónia desenvolveu na Região do Baixo Guadiana, tendo-a conhecido nas iniciativas dos «Poetas do Guadiana»

No final da cerimónia, Paul, irlandês tocou no violino, a lembrar as brumas do Guadiana e uma outra em homenagem à sua terra natal.

José Estêvão Cruz

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×