Algarve foz do guadiana

Luz verde condicionada para cruzeiros maiores em Portimão

Já existe parecer favorável por parte da Agência Portuguesa do Ambiente para que o porto de Portimão fique capacitado para receber navios de cruzeiro de maior dimensão que já recebe.

Quando concretizado, o projeto de aprofundamento e alargamento do canal navegação do Porto de Portimão irá permitir receber na embocadura do rio Arade navios até aos 272 metros de comprimento, mas, para já o projeto está condicionado à realização prévia de um levantamento arqueológico subaquático.

Embora com esta condicionante, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, considerou positivo que haja uma declaração de impacto ambiental favorável, ainda que condicionada.

Quando concretizado, o projeto vai permitir receber na embocadura do rio Arade navios até aos 272 metros de comprimento, está a receber até 210 metros, passando a profundidade da dragagem dos atuais oito metros para os 10 metros, a bacia de rotação dos 355 metros para os 500 metros, permitindo a duplicação da capacidade de recepção de passageiros e turistas de navios de cruzeiro na região.

FOZ - Guadiana Digital