Mais de três mil idosos vivem isolados no Algarve

idosos isolados

Durante a Operação «Censos Sénior 2023», realizada no mês de Outubro pela Guarda Nacional Republicana, foram sinalizados no Algarve 3.153 idosos que vivem ou isolados, sós ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança. A nível de todo o País, encontram-se 44.114 idosos nessa situação.

A ação «Censos Sénior», levada a efeito por aquela força de segurança, encontra-se inserida no policiamento comunitário, que visa garantir «um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança».

Os militares contactaram com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de as sensibilizar e alertar para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

A operação «Censos Sénior» é realizada pela GNR desde 2011, para proporcionar um apoio mais próximo à população idosa do nosso país.

Tem por objetivo a «criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança».

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×