Economia foz-destaques

PCP concorda com «charters» no Aeroporto de Beja

aeroporto de beja
A falta de aproveitamento do aeroporto de Beja resulta da ausência de vontade política, considera o PCP, que manifesta a sua concordância com as propostas já reveladas pela comissão técnica para o estudo da expansão aeroportuária de Lisboa.

No seu estudo, já divulgado, a Comissão Técnica Independente (CTI) propôs, entre outras medidas para melhorar as condições operacionais do aeroporto de Lisboa no curto prazo, o redireccionamento do tráfego charter não regular para Beja. A Direção Regional do Alentejo do PCP, assevera que tais considerações da CTI vão de encontro às posições que há muito defende, para esta «importante infraestrutura”.

O PCP continua a considerar que novo aeroporto de Lisboa deve ser construído nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete, e salienta que a importância do aeroporto de Beja reside no facto de este «poder ser uma importante infraestrutura de um sistema aeroportuário nacional, funcionando em articulação com os aeroportos de Lisboa e Faro», devendo ficar vocacionado para transporte aéreo de passageiros de natureza turística e de lazer, ou de atividade económica regional.

O aeroporto de Beja, dizem ainda os comunistas, deve também ser utilizado para o transporte de mercadorias, para a atividade de manutenção de aeronaves e para servir toda a região Alentejo, parte da Extremadura e Andaluzia espanholas e o Algarve.

O PCP diz que é gritante da necessidade de uma rede ferroviária e rodoviária adequada para servir o aeroporto e, sobretudo, os legítimos interesses das populações do Alentejo, no desenvolvimento da região, sendo «premente para a região Alentejo, para a cidade de Beja e para o país, aproveitar todas as potencialidades do aeroporto de Beja».

Não deixa também de referir a exigência da devolução da ANA ao Estado, para que esta esteja ao serviço do país e do desenvolvimento e não dos lucros da Vinci, frisa, defendendo também imediata suspensão do «processo de privatização da TAP, mantendo-a como uma empresa pública de transporte aéreo ao serviço do povo e do país».

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×