Quota da sardinha agrada a pescadores do Algarve

sardinha

Confirmado o aumento da sardinha na costa algarvia

O aumento da quota na pesca da sardinha previsto para este ano das dez para as trinta mil toneladas, anunciada pelo ministro do mar, é do agrado dos pescadores, positivo para o setor e para toda a cadeia de valor envolvida na pescaria da sardinha foi o que disse à agência noticiosa Lusa o presidente da Olhãopesca – Organização de Produtores de Pesca do Algarve.

O presidente da Cooperativa dos Armadores Pesca do Barlavento – Barlapescas salientou que os cientistas deram razão aos pescadores que detetaram a existência de muita sardinha no mar.

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, tinha revelado que a captura de sardinha em Portugal poderá aumentar para até 30.000 toneladas já este ano, após o parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar e indicado que a avaliação científica revelou uma recuperação da biomassa. Contudo, realça ser importante manter a sustentabilidade do recurso.

O parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar indica que as capturas de sardinha em Portugal e Espanha não devem ultrapassar as 40.434 toneladas este ano, prosseguindo agora o diálogo entre os dois países para definir as exatas possibilidades de pesca. A negociação será entre as 27.000 e as 30.000 toneladas, uma vez que Portugal é responsável por 66,6% da quota de pesca da sardinha, enquanto Espanha fica com os restantes 33,3%.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×