Símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude em Vila Real de Santo António

Procissão de Símbolos Católicos

Chegaram por barco à fronteira portuguesa em Vila Real de Santo António os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude católica realizadas no Brasil, a cruz e o ícon mariano ‘Salus Populi Romani’, em digressão pelo Mundo.

Chegaram por barco à fronteira portuguesa em Vila Real de Santo António os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude católica realizadas no Brasil, a cruz e o ícon mariano ‘Salus Populi Romani’, em digressão pelo Mundo.

Este símbolo esteve ontem e estará hoje na cidade de Vila Real de Santo António e nas próximas quinta e sexta-feira vai estar em Monte Gordo.

De acordo com o programa divulgado pela «Folha de Domingo», os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz e o ícone de Nossa Senhora – depois de terem peregrinado em Angola, Polónia e Espanha, iniciam uma peregrinação de dois anos em Portugal.

A peregrinação começou pela Diocese do Algarve, depois de chegaram de através do rio Guadiana, em organização conjunta com a vizinha diocese espanhola de Huelva.

A comitiva integrou algumas dezenas de jovens algarvios, liderada pelo presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, e pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que estiveram em a Ayamonte, Espanha. para participar na eucaristia de despedida, presidida pelo bispo local, D. Santiago Gómez Sierra e concelebrada pelos dois bispos portugueses que ocorreu ao princípio da noite na igreja paroquial de Nossa Senhora das Angústias, seguida de procissão até ao porto fluvial.

Após o acolhimento dos símbolos em território algarvio, seguiu-se a procissão até à igreja matriz de Vila Real de Santo António. Álvaro Araújo, presente da câmara municipal do concelho, na Praça Marquês de Pombal, disse à Rádio Guadiana ser um orgulho e uma honra receber em Vila Real de Santo António as jornadas e de a terra ter sido escolhida para o início do percurso pelo País. «É uma alegria e, por isso vamos celebrar com os nossos jovens e a nossa população».

A cruz e o ícone permaneceram, onde decorreu a vigília de oração iniciada pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, a qual se prolongou até cerca das 24h, ao ar livre.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

As próximas Jornadas Mundiais da Juventude realizam-se em 2023

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×