Terra de Maio edição 2022

Terras do Maio

Terminou a feira «Terra de Maio» promovida pelo município de Castro Marim que, na edição deste ano, contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A ministra entregou o Prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade do Guadiana aos elementos que integram o Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Castro Marim, localizado na Ponte Internacional do Guadiana, como forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia de covid-19.

A governante ficou a conhecer os pormenores sobre queijos tradicionais do território e visitou o Centro Multiusos do Azinhal, onde estavam em exposição produtos regionais e tradicionais do Baixo Guadiana, com a realização de workshops e apresentações de gastronomia e cozinha.


A feira Terra de Maio tem como objetivo principal a promoção e o incremento da cabra de raça algarvio e os saberes e sabores que estão associados à espécie, através do evento que conta com artesanato local, tasquinhas de gastronomia regional, showcookings, exposições de animais, música, folclore, animação infantil, balão de ar quente e demonstrações equestres.

O programa deste ano contou com a atuação de Némanus (28 de maio) e Íris (29 de maio), além da participação da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (27 de maio), dos chefes Noélia Jerónimo, Leonel Pereira e Ricardo Silva (29 de maio) e da Comissão Vitivinícola do Algarve (27 de maio).

No sábado decorreu ainda a quarta edição do Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia, um queijo fresco com 40 quilos e 80 centímetros de diâmetro.

Figo da Índia apresentado pela Odiana

A Odiana, através do projeto INTERPYME, marcou presença no certame Terra de Maio destacando um dos seus produtores aderentes, a Herdade da Malhada, com o figo da Índia, no espaço de conferências e demonstrações do evento, em Castro Marim, e contou.

Este presente a diretora Catarina Cavaco, que referenciou as atividades, os produtores aderentes e os benefícios deste projeto que pretende promover as PME do setor agroalimentar e turismo gastronómico.

O produtor aderente INTERPYME: Nelson Ventura, da Herdade da Malhada, em Alcoutim, dedicada à produção biológica certificada, apresentou o figo da índia como um fruto de polpa a consumir em fresco, fruto seco ou em sumo, com a palma rica em nutrientes, tal como a flor desidratada e utilizada em infusões. A figueira da Índia é um cato.

Demonstração de manuseamento do produto

As empresas beneficiárias do INTERPYME, trabalham produtos como o sal e flor de sal, a amêndoa, o figo fresco e seco, manteigas e barras energéticas, o queijo fresco de cabra, o presunto e os enchidos, a doçaria tradicional, as compotas, o mel, os citrinos, e os transformados e confeccionados com os produtos locais mais identitários, num total de 14 empresas aderentes.

O INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas do Algarve e das Províncias de Cadiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER. Pretende promover as oportunidades ao nível do financiamento, promoção e internacionalização para as PME do setor agroalimentar e conta com o apoio dos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×