foz-destaques Guadiana

Um milhão para as escola do ensino básico em VRSA

Ensino básico VRSA
A câmara municipal de Vila Real de Santo António decidiu atribuir, a todas as salas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, um kit de material pedagógico e de desgaste, no valor aproximado de 150 euros por sala.

O objectivo é o de que «os docentes desenvolvam as atividades com os alunos, sem necessidade de recurso constante aos Encarregados de Educação». O material já está a ser entregue às escolas. Desta forma, o município preparou um conjunto abrangente de iniciativas e apoios destinados a garantir o sucesso escolar e o bem-estar da comunidade educativa.

O município de anunciou ter sido iniciado o ano letivo com um «incremento significativo de Assistentes Operacionais em todas as escolas, cumprindo os rácios estabelecidos, ação que reforça o empenho contínuo na garantia das melhores condições de apoio, acompanhamento e vigilância dos alunos».

Referindo-se à requalificação, manutenção e apetrechamento do parque escolar, a Câmara Municipal diz ter avançado com a modernização dos equipamentos informáticos, tendo adquirido computadores, projetores e monitores para as escolas do 1º ciclo.

Ao nível das intervenções nos edifícios, foram efetuadas obras de remodelação do pavimento em oito salas da EB1 Caldeira Alexandre – edifício norte.

Na EB1 / JI Santo António, a Câmara Municipal procedeu à substituição do piso do parque infantil. A obra permitiu a colocação de um novo piso com condições técnicas de maior durabilidade e resistência.

Para ampliar os níveis de conforto térmico para alunos e docentes, foram instalados diversos aparelhos de ar condicionado em salas do 1º ciclo.

Estás prevista uma verba para a ampliação e requalificação da Unidade de Ensino Estruturado da EB 1 Caldeira Alexandre, adequando-a às atuais necessidades e exigências da Educação Inclusiva.

Esta obra tem em consideração o aumento de alunos utilizadores da Unidade de Ensino Estruturado e tem em vista «promover o desenvolvimento de terapias mais eficazes, nomeadamente a Abordagem Snoezelen».

Considerando que muitos agregados do concelho de Vila Real de Santo António apresentam uma frágil condição económica e dificuldades em adquirir os livros de fichas complementares ao estudo, que são sugeridos pelos docentes para melhorar o desempenho dos alunos, a autarquia decidiu alargar a atribuição legalmente prevista no âmbito da ação social escolar e vai apoiar 775 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública na aquisição dos livros de fichas.

O município e as Juntas de Freguesia realizaram várias intervenções de melhoria nos diversos edifícios escolares do concelho, nomeadamente ao nível das pinturas, reparações elétricas, canalizações, entre outros.

Além de todos os investimentos, a autarquia de VRSA afirma que «continua a garantir, da melhor forma, a concretização de todas as suas competências no domínio da educação. Disso são exemplo a gestão dos refeitórios escolares, a gestão dos transportes escolares, incluindo o transporte adaptado para alunos com necessidades específicas, o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo (investimento de 110 mil euros), a promoção das medidas de ação social escolar e a cobertura de todas as despesas inerentes ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino do concelho».

jestevaocruz

Adicionar comentário

Clique para comentar

pub

País

Geminação Alcoutim – Blain

O Município de Alcoutim celebra o 20º aniversário da geminação com Blain, França, firmada em 25 de abril de 2004. Em nota publicada, a Câmara de Alcoutim refere que a geminação, “tem sido um exemplo notável de cooperação internacional, enraizada na partilha de experiências, valores e tradições. Através de programas educacionais, intercâmbios culturais e iniciativas de desenvolvimento comunitário, as duas regiões têm beneficiado mutuamente... Read more →

Tertúlia sobre 50 anos do 25 de Abril na BM Vicente Campinas

Esta terça-feira a partir das 18:00 Susana de Sousa a tertúlia modera « A arte, a palavra e a liberdade de expressão», tertulai sobre os 50 anos do 25 d Abril. Num só evento vai ser celebrado o «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor» e os 50.º aniversário da nossa manhã límpida de 25 de Abril de 1974. A organização é... Read more →

Mundo

Franceses querem explorar transportes em Portugal

A multinacional francesa Transdev, que tem já concessões de transporte rodoviário em Portugal, pretende ser licenciada como operador ferroviário e o seu principal interesse são as linhas urbanas, que asseguram a mobilidade diária. Quer tornar-se concorrente da CP e não pretende concorrer nas linhas de alta velocidade, porque ninguém apanha o comboio de alta velocidade todos os dias. Entrevistado pelo Negócios, Antoine Grange, CEO... Read more →

Carrinha com compatimentos falsos no caso Maddie

As autoridades alemãs estão a investigar uma carrinha com compartimentos falsos em busca de vestígios de Maddie, a criança desaparecida na Praia da Luz, Algarve. The Sun e Correio da Manhã têm referências. As autoridades alemãs, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, intensificaram as investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, no... Read more →

Joaquim Bartolemeu – Nasce o Sol em VRSA

Pôr do sol em rua tranquila com pedestres.
vrsa nascer do sol

Latest Books

Capa de livro "Poetas do Guadiana" editora Morenita.
[5.50] – CINCO ANOS / CINQUENTA AUTORES
José Luís Rua e Pedro Tavares e os autores
Capa de livro "Marés Travessas" com boneco e barco de papel.
Marés Travessas
José Estêvão Correia da Cruz
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×