foz-destaques Guadiana

Desmantelada barragem de Los Jurales

trabalhos em Los Jurales
A‎ ‎Confederação Hidrográfica do ‎Guadiana anunciou o desmantelamento da represa de‎ ‎Los Jarales,‎ no âmbito‎ ‎das ações de melhoria do estado ecológico do Rio‎ ‎Bullaque, um afluente direito na bacia do meio do rio Guadiana, ao norte do município de Piedrabuena (Ciudad Real), em Espanha.

‎A‎ ‎Confederação Hidrográfica do ‎Guadiana anunciou o desmantelamento da represa de‎ ‎Los Jarales,‎ no âmbito‎ ‎das ações de melhoria do estado ecológico do Rio‎ ‎Bullaque, um afluente direito na bacia do meio do rio Guadiana, ao norte do município de Piedrabuena (Ciudad Real), em Espanha.

Era uma barragem hidráulica de alvenaria de 5 m de altura, 6‎ ‎m de largura e 114 m de comprimento, com três portões de drenagem. ‎A obra destinou-se a de melhorar o estado ecológico do rio Bullaque, um ambiente‎ ‎ribeirinho que se destaca por sua naturalidade e diversidade biológica. As obras‎ ‎começaram a 11 de novembro, e duraram várias semanas. ‎

Esta barragem, associada à atividade agrícola desde 1960, fragmentou‎ ‎a área e impediu as ações necessárias para recuperação do habitat ribeirinho, natural do ambiente afetado pela infraestrutura. Da mesma‎ forma, seu estado atual refletia sintomas de abandono,‎ ‎identificando vazamentos, rachaduras, incompatibilidades e o aparecimento de vegetação enraizada na barragem. ‎

FOZ - Guadiana Digital

pub.

Breves – Portugal

Constituído arguido no caso de Maddie McCann

O Ministério Público de Faro divulgou que constituiu arguido Christian Brücker, cidadão alemão que se encontra a cumprir na Alemanha, uma outra pena de prisão por tráfico de drogas por suspeita no caso do desaparecimento de Maddie McCann, a menina inglesa desaparecida no Algarve, em 2007.

Breves – Mundo

Motociclismo em Jerez

O Campeonato do Mundo de Motos regressa com o Grande Prémio de Jerez. A prova disputada ns Andaluzia será o primeiro dos quatro Grandes Prémios a realizar este ano em Espanha. Às 9:00 horas terá início a prova de Moto3.

A corrida de Moto2 começar às 11:20 horas. Para terminar, a proca principal rainha de MotoGP terá início às 13:00 horas.