Igreja abre as portas no Algarve ao turismo religioso

Na Igreja Matriz de VRSA

O Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas em nome da Igreja assinou ontem, ao fim da tarde, na Igreja Matriz de Vila Real de Santo António, o Acordo de Cooperação para a dinamização do turismo religioso no Algarve, envolvendo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Região de Turismo do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

A cerimónia, a que se associaram as Fábricas da Igreja dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António, contou com a presença telemática da secretária de Estado do Turismo, e da ministra do Trabalho.

D. Manuel Neto manifestou o seu regozijo por apresentar e assinar o acordo de cooperação que se destina a dinamizar o turismo religioso no Algarve, no âmbito da formação e do emprego e relevou o empenho pessoal e institucional no caminho percorrido, atribuindo relevo ao projeto.

«Como bispo desta Diocese do Algarve, manifestei desde a primeira hora a minha adesão a esta iniciativa, por considerar que ela vai responder a uma necessidade há muito sentida por todos, a abertura organizada e qualificada das nossas igrejas, por permitir aos crentes que desejarem a possibilidade de alimentarem a sua vida espiritual e a todos, crentes e não crentes, poderem desfrutar do rico património religioso e cultural que cada uma, à sua maneira», sublinhou o bispo. que acredita ser deste modo que será possível ter acesso a uma parte significativa o património destas localidades, seja no litoral, seja no interior algarvio.

«E se é verdade, como referem os entendidos que o património religioso constitui cerca de 80% do património cultural do nosso país, temos obrigatoriamente que nos unir na realização da missão que nos compete a todos, promover, valorizar e dar a conhecer o testemunho que nos legaram as populações algarvias ao longo de séculos e que está condensada precisamente nas suas igrejas de modo eloquente e sábio. Como souberam conjugar arte e cultura no mosaico de manifestações plásticas, às quais ninguém fica indiferente. E podemos desfrutar na visita às nossas igrejas. Olhando para o futuro, estou certo de que tudo faremos, todos, para que este projeto passe da sua condição de pioneiro». Com o projeto projeto timoneiro e aproveitando da experiência que for recolhida na região do Algarve está esperançado que possa ser celebrado também noutras regiões.

Coube ao Padre Miguel Neto, coordenador do setor na região, da Pastoral do Turismo e impulsionador também deste acordo de cooperação. apresentar os detalhes dos compromissos assinados que relataremos noutra publicação posterior.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×